Categories: noticias-corporativas

Firewall atualizado é fundamental para proteger empresa do Botnet Mantis

Limeira 5/9/2022 – O grande número de ataques identificados às redes corporativas nos últimos anos, bem como a LGPD tornaram o desafio da segurança mais difícil

Descoberto recentemente, robô promoveu dezenas de milhões de ataques por segundo e é ameaça a empresas de todos os portes

Estimativas apontam que mais da metade do tráfego existente na internet é composto pelos chamados botnets – máquinas “zumbis” que buscam brechas para infectar outros computadores, e que são utilizados pelos cibercriminosos para invadir redes empresariais. Nos últimos dias, foi identificado um novo “bot”, intitulado Mantis, que pode ser considerado o mais potente da história, por ter a capacidade de promover mais de 26 milhões de tentativas de invasão por segundo.

De acordo com Nilton Souza, diretor de negócios da BluePex Cybersecurity, atualmente existe um número quase incalculável de cibercriminosos que, em sua grande maioria, planejam, em um primeiro momento, a infecção do maior número de máquinas possível, até que se ache uma boa oportunidade.  “Os botnets são criados com este objetivo e podem ser extremamente nocivos às redes empresariais em que atingem sucesso ao obter acesso, possibilitando aos atacantes roubarem os dados ou encriptar os computadores, com o objetivo de pedir resgate”, afirma.

No caso específico do botnet Mantis, Nilton explica que ele atua buscando brechas no protocolo HTTP-S (HTTP com criptografia) e, por isso, não é bloqueado por empresas que usam firewalls antigos ou não atualizados. “Bloquear o Mantis demanda as capacidades de um firewall de última geração (conhecidos também como Firewall NG – Next Generation). Infelizmente, a grande maioria das empresas brasileiras, em especial as de médio e pequeno portes, ainda não contam com esse tipo de tecnologia”.

Para se proteger deste e de outros botnets, a recomendação de Nilton Souza é de que a empresa busque apoio especializado.

“O grande número de ataques identificados às redes corporativas nos últimos anos, bem como as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, tornaram o desafio da segurança da informação nas empresas ainda mais complexo. Contar com ferramentas modernas, que estejam preparadas para este tipo de ataque, e suporte que garanta apoio no caso de situações críticas pode fazer toda a diferença para que o negócio não tenha que arcar com os prejuízos de um eventual ransomware ou de vazamentos de dados”, completa Nilton Souza.

Website: https://www.bluepex.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Andersen Global acrescenta capacidades de fusões e aquisições na Nova Zelândia através da cooperação com a Three Sixty Capital Partners

A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…

7 horas ago

Experian é nomeada pela Fortune e pelo Great Place to Work® como um dos melhores locais de trabalho do mundo em 2024

O reconhecimento homenageia as 25 principais empresas que desenvolvem as melhores culturas de local de…

7 horas ago

Keturah finaliza obras de infraestrutura do The Ritz-Carlton Residences, Dubai, Creekside e inicia sua construção

A Keturah, o revolucionário conceito imobiliário e hoteleiro de luxo e bem-estar, anunciou marcos importantes…

1 dia ago

Cloudera Adquire Plataforma da Octopai para Fornecer Dados Confiáveis em Todo o Acervo de Dados da Nuvem Híbrida

A melhor plataforma de linhagem de dados e de catálogo da Octopai para fornecer capacidade…

1 dia ago

Andersen Global acrescenta recursos de fusões e aquisições e de banco de investimentos à plataforma na África do Sul

A Andersen Global continua desenvolvendo sua plataforma multidisciplinar na África do Sul por meio de…

1 dia ago