Categories: noticias-corporativas

ONU destaca papel feminino na tecnologia no Dia Internacional da Mulher

São Paulo 7/3/2023 – De acordo com o Banco Mundial, cerca de 2,4 bilhões de mulheres em todo o mundo têm menos direitos que os homens.

Tema chama a atenção para a inovação tecnológica na busca pela igualdade de gênero e necessidade de implementação dos ODS

Reconhecer e celebrar as mulheres e meninas que defendem o avanço da tecnologia transformadora e da educação digital. Esse é um dos focos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, que em 2023 aborda o tema “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para igualdade de gênero”. Tal abordagem está relacionada, ainda, às diretrizes da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com a ONU, as reflexões acerca do tema proposto para este ano visam à exploração do impacto do espaço de gênero digital na ampliação das desigualdades econômicas e sociais, assim como destacam a importância da proteção aos direitos das mulheres e meninas em espaços digitais.

Dados da ONU Mulheres mostram que a não participação das mulheres no mundo digital eliminou 1 trilhão de dólares do Produto Interno Bruto (PIB) de países de baixa e média renda nos últimos 10 anos. Até 2025, segundo estimativas da organização internacional, essa perda poderá ter um acréscimo de 1,5 trilhão, se não houver mudança.

O fato de o público feminino não estar presente no âmbito digital integra também a disparidade de oportunidades e direitos econômicos. De acordo com o Banco Mundial, cerca de 2,4 bilhões de mulheres em todo o mundo têm menos direitos que os homens. Além disso, 178 países mantêm barreiras legais que impedem a plena participação econômica das mulheres e 86 colocam restrições a esse grupo para o mercado de trabalho.

O fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, chama a atenção à urgente necessidade de implementação das metas da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente às diretrizes atreladas ao ODS 5, que abordam a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as meninas e mulheres.

“É preciso compreender que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão ligados entre si, e incentivar e promover a igualdade de gênero não é simplesmente um ponto dessa agenda, mas, sim, uma das bases para que todos os outros ODS sejam alcançados. Tendo como referência a ONU, o mundo empresarial é chamado, neste Dia Internacional da Mulher, a reavaliar as estratégias e ressaltar os valores que a própria data destaca, como justiça, dignidade, esperança e tenacidade”, conclui.

Website: http://www.laqi.org

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha chega a Gramado dia 28

Programação da quinta edição do encontro tem 25 painelistas confirmadas

14 horas ago

IA pode se tornar aliada no combate a ameaças cibernéticas

Pesquisa da IEEE Transmitter aponta que uma das principais aplicações da IA em 2025 deve…

14 horas ago

BRZ ganha o prêmio Ademi-RJ com o Portal Vila dos Mares

Nos próximos dois anos, a empresa pretende lançar pelo menos mais quatro empreendimentos, ampliando a…

14 horas ago

Especialista explica como funciona desentupimento industrial

Um ambiente de trabalho saudável é essencial para o bem-estar dos trabalhadores; COO da Desentupidora…

14 horas ago

Full Sail University abre inscrições para o TPD 2025

A iniciativa visa ensinar educadores a aplicar novas técnicas de ensino; Community Outreach Director da…

14 horas ago