Categories: noticias-corporativas

CBH Baía de Guanabara toma posse em Comitês de Monitoramento de Concessões no RJ

Rio de Janeiro, RJ 5/12/2022 – O importante é que a instalação deste comitê permite que vários atores da sociedade estejam fiscalizando o processo, desde sua gênese até o fim do contrato

Os quatro Comitês de Monitoramento dos Processos de Concessão de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro vão acompanhar e fiscalizar o trabalho das concessionárias privadas, que têm contratos de 35 anos com o governo estadual

O coordenador da Câmara Técnica de Saneamento Ambiental (CTSAM) do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH Baía de Guanabara), Marcos Basbaum, representou a entidade na posse dos quatro Comitê de Monitoramento dos Processos de Concessão de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro. Os grupos vão acompanhar e fiscalizar o trabalho das concessionárias privadas, que têm contratos de 35 anos com o governo estadual.

A posse foi realizada no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, na manhã desta quarta-feira, 30 de novembro. Os 4 comitês terão reuniões periódicas para avaliar o trabalho das concessionárias que já atuam no estado e outras que possam ser inseridas neste cenário. A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) será responsável pela administração desses 4 blocos.

“O importante é que a instalação deste comitê permite que vários atores da sociedade estejam fiscalizando o processo, desde sua gênese até o fim do contrato. Cabe à sociedade ainda orientar e sugerir alterações que sejam favoráveis à preservação dos recursos naturais e também ao bom fornecimento de serviço à população”, explicou Marcos Basbaum. O CBH Baía de Guanabara tem assento nos comitês 1, 2 e 4.

Para o coordenador da CTSAM, a presença do CBH Baía de Guanabara no comitê representa “a atividade-fim do CBH Baía de Guanabara, que é participar ativamente da gestão das águas e consequentemente do saneamento. O papel do comitê de bacia tem tudo a ver com esse comitê, porque é plural e tem que fiscalizar a gestão das águas. Sem saneamento adequado, não vão sobrar corpos hídricos para gerir. O CBH Baía de Guanabara foi um dos primeiros a se inscrever, demonstrando a importância de participar desta força-tarefa”.

Vários membros do CBH Baía de Guanabara também estão no Comitê de Monitoramento dos Processos de Concessão de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro representando suas entidades de origem.

Website: https://comitebaiadeguanabara.org.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Reestruturação empresarial pode agregar valor aos negócios

Reestruturação empresarial: como essa prática pode agregar aos negócios das grandes empresas.

19 horas ago

FCBrasil anuncia parceria de Distribuição com Fudo Security

A FCBrasil, distribuidora de TI, anunciou uma parceria com a Fudo Security, fornecedora de soluções…

19 horas ago

Cetrel destaca gestão de águas subterrâneas no Workshop ÁGUA+

NoWorkshop: “Águas Subterrâneas da Bahia: conhecer para usar e cuidar”, realizado no dia 25 de…

19 horas ago

ABIMAQ oferece curso sobre retenções na fonte para profissionais do setor

O curso será realizado de forma on-line, no dia 25 de novembro

19 horas ago

Soluções de energia solar da Intelbras levam qualidade de vida à Amazônia Legal

Companhia já colaborou com a criação de mais de 6.600 unidades consumidoras que atendem famílias…

19 horas ago