Portal Comunique-se

Em expedição, CBH-Piracicaba anuncia investimentos para recuperação ambiental

Os dados colhidos durante a primeira fase da expedição e, também, os do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Doce (PIRH-Doce), apontam o saneamento básico como um dos principais gargalos da Bacia.

Compartilhe

17/3/2023 –

Os dados colhidos durante a primeira fase da expedição e, também, os do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Doce (PIRH-Doce), apontam o saneamento básico como um dos principais gargalos da Bacia.

A segunda fase da Expedição Piracicaba – pela vida do rio, será marcada pela ciência, educação ambiental e trabalho. Nos encontros com as comunidades, além de apresentar o livro técnico científico sobre a bacia, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) anunciará investimentos em obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água e prestará contas sobre as iniciativas de recuperação ambiental em execução.

Os dados colhidos durante a primeira fase da expedição e, também, os do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Doce (PIRH-Doce), apontam o saneamento básico como um dos principais gargalos da Bacia.

“O lançamento do esgoto sem tratamento ainda é uma realidade presente. Diante disso, investiremos, em 2023, R$ 70 milhões no “Protratar Piracicaba”, que financia obras para a implementação e ampliação de sistemas de esgoto e abastecimento de água nas cidades da Bacia”, anuncia Jorge Martins, presidente do CBH-Piracicaba. O edital foi aprovado e será publicado ainda em março.

Outro ponto alertado pelos pesquisadores é o desmatamento da região. A degradação do solo para a criação de pastagens tem prejudicado as áreas de recarga hídrica e as matas ciliares, acelerando o processo de assoreamento do rio. Para conter e mudar essa realidade, o CBH-Piracicaba financia o “Rio Vivo” – A iniciativa, que está sendo executada, visa à recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos.

Somente em 2023, mais de 50 nascentes foram cercadas em quatro cidades – Alvinópolis, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Rio Piracicaba. Ao todo, 303 nascentes serão cercadas. Após essa etapa serão construídas fossas sépticas e caixas secas nas propriedades rurais.

A Expedição

A Expedição Piracicaba é uma ação de mobilização social realizada pelo CBH-Piracicaba e idealizada pelo Jornal Tribuna do Piracicaba que promove a pesquisa científica.

Entre 18 e 25 de março, conselheiros do comitê, pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei – Polo de Itabira) e agentes públicos, percorrerão as cidades da Bacia para a realização de Seminários das Águas e o lançamento do livro técnico-científico da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, redigido a partir dos dados coletados na primeira fase do evento, em 2019.

Confira o Itinerário:

18/03 – 15h: Início da Expedição. Anexo do Museu da Inconfidência, Praça Tiradentes – Ouro Preto.

19/03 – Mariana e Catas Altas

20/03 – Alvinópolis, Santa Bárbara e Barão de Cocais

21/03 – São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira

22/03 – Nova Era e João Monlevade/Bela Vista de Minas

23/03 – Rio Piracicaba e São Domingos do Prata

24/03 – Antônio Dias, Jaguaraçu/Marliéria e Vale do Aço (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo)

25/03 – 7h: Ato simbólico na foz do rio Piracicaba em Ipatinga.

 

Website: https://www.cbhpiracicabamg.org.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

WhatsApp
Fale com um especialista