Categories: noticias-corporativas

Com as mídias digitais, o mercado jornalístico está em crescimento no país

São Paulo (SP) 20/1/2023 –

Apesar de os consumidores aumentarem o acesso à informação digital, a falta de informações suficientemente relevantes é um obstáculo para a obtenção de novos assinantes

Nas últimas décadas, o mercado jornalístico vem tendo crescimento constante e cada vez mais diversificado. O campo clássico de atuação, como TV, rádio e jornais, ainda permanece, mas outros surgiram no decorrer dos últimos anos com a produção de notícias para equipamentos móveis, como os smartphones.

De acordo com o portal Guia da Carreira, a alta concorrência do setor exige que os profissionais da área se destaquem para não demonstrar somente talento ou preparo, mas também uma boa visão de mercado, a fim de conseguir prever e antecipar as tendências.

A transformação digital ampliou as possibilidades além dos canais tradicionais, permitindo que os jornalistas também trabalhem em redes sociais, publicidades, agências de conteúdo e em outros meios que demandem diferentes habilidades comunicativas, conforme explica o portal GZH.

Em razão disso, já existem cursos de jornalismo híbrido que estão em alinhamento com as novas exigências do mercado e preparam o profissional para os avanços que a tecnologia vem possibilitando, incluindo o preparo para publicar release.

A partir da pandemia de Covid-19, essa necessidade de expansão profissional se tornou ainda mais acentuada, pois evidenciou as ferramentas digitais de comunicação. Nesse sentido, a coordenadora do curso de Jornalismo híbrido da Ulbra menciona: “A necessidade de trabalhar de forma remota durante a pandemia acelerou a transformação de plataformas que permitem ao jornalista produzir, editar e veicular conteúdo, bem como fazer transmissões ao vivo”.

O consumo do jornalismo digital está em alta no Brasil

Com a pandemia, o consumo digital do jornalismo cresceu, tendo cerca de 65% de aumento no consumo pelos leitores, conforme pesquisa da Provokers mencionada no portal Consumidor Moderno.

O estudo teve acesso a 8.570 pessoas de diferentes países da América Latina, com idade entre 18 e 65 anos. Entre essas pessoas, 92% são leitores que buscam as notícias nos formatos digitais com uma frequência de 2 vezes ao dia, ao menos.

Em relação ao Brasil, quase 60% do consumo de notícias é feito por meio das plataformas digitais, representando o aumento que esse tipo de veículo tem tido como fonte primária de informação.

Além disso, o mesmo estudo revela que o Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos da América em relação ao número de leitores pagantes de assinaturas de canais digitais de notícias. O Brasil conta com aproximadamente 16% de consumidores dispostos a pagar pelo acesso às mídias digitais, enquanto nos EUA esse número chega a 20%. Em outros países o número é menor, sendo de 10% na Alemanha e 8% no Reino Unido.

Entre os fatores que são elencados pelos próprios consumidores para justificar essa preferência, estão a credibilidade e o nível de qualidade dos conteúdos que são veiculados pelas fontes digitais. Também conta como fator determinante, conforme trazido pela pesquisa, a independência que esses meios de comunicação digitais têm em relação a interesses da área da política e até mesmo outros interesses que podem ser velados.

Website: https://materiais.universodenegocios.com.br/publique-no-universo-de-negocios

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Tū Ātea e Mavenir Fazem Parceria Para Liderar o Futuro das Redes com Ativos de Espectro Maori

RICHARDSON, Texas, Nov. 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Mavenir, fornecedora de infraestrutura de rede…

15 horas ago

LambdaTest expande capacidade do KaneAI para aprimorar a eficiência e flexibilidade dos testes

As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais…

2 dias ago

Lenovo Group: resultados financeiros do segundo trimestre de 2024/25

Lenovo alcança crescimento robusto, sustentável e acelerado - foco em IA híbrida para diferenciação de…

2 dias ago

Abertura do Fórum de Cooperação Econômica ASEAN-China GBA de 2024 (Qianhai)

SHENZHEN, China, Nov. 15, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- No dia 13 de novembro foi realizada…

2 dias ago

Rigaku desenvolve tecnologia para a visualização 3D da estrutura em escala atômica do carbono amorfo

- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…

2 dias ago

Andersen Global acrescenta capacidades de fusões e aquisições na Nova Zelândia através da cooperação com a Three Sixty Capital Partners

A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…

2 dias ago