Categories: noticias-corporativas

Calculadora sistematiza dados sobre a pandemia de Covid-19

13/12/2022 – Ela [calculadora] tem como principal objetivo democratizar o acesso à informação e conscientizar os brasileiros acerca da realidade da mortalidade no nosso país

Ferramenta criada por insurtech combina mais de 43 milhões de informações sobre as causas de morte no país; responsável pelo estudo explica como a calculadora foi criada e comenta principais dados

Entre os anos de 2020 e 2021 a taxa de mortalidade por câncer se manteve em 0,10%. Contudo, em 2021, a Covid-19 atingiu uma taxa de mortalidade de 0,20%, maior do que qualquer outra já registrada.

No que diz respeito à mortalidade por Covid-19, o estado do Rio de Janeiro apresentou uma taxa de 0,21%, a mais alta do país, seguido de Mato Grosso e Rondônia, que registraram taxas de mortalidade de 0,19%. Esses três estados apresentaram, respectivamente, 38,94%, 25,95% e 29,76% mais mortes do que a média do país. Em outras palavras, quando é comparado o impacto da covid no Brasil e proporcionalmente à população de cada Estado, pode-se entender que morreram 10.043 pessoas a mais no Rio de Janeiro comparando com o resto do país em termos proporcionais. E 1.563 pessoas a mais no Mato Grosso e 694 em Rondônia. 

Com relação a doenças de coração, por exemplo, os estados que apresentaram maior taxa de mortalidade, de 2017 a 2021, foram Rio de Janeiro, com uma taxa de 0,14%, seguido de Piauí e Paraíba, ambos com uma taxa de mortalidade média de 0,13%.

Já com relação a mortes em decorrência de câncer, os estados com as maiores incidência de óbitos foram Rio Grande do Sul, com uma taxa de mortalidade média de 0,16%, seguido do Paraná e Santa Catarina, ambos com 0,12%.

William Chung, especialista de Insights & Analytics da Azos e responsável pela condução do estudo, destaca que, assim como em muitos setores, o mercado de seguros se beneficia cada vez mais com a inteligência de dados. E foi a partir dessa consciência que a Azos começou a trabalhar a concepção de uma calculadora baseada em estudos sobre a população brasileira e doenças ao longo dos anos.

“Ela [calculadora] tem como principal objetivo democratizar o acesso à informação e conscientizar os brasileiros acerca da realidade da mortalidade no nosso país”, afirma.

Segundo Chung, a ideia da calculadora surgiu de maneira despretensiosa, mas segue um conceito promissor: “Mergulhei num mar de informações sobre o mercado de seguros, dados públicos governamentais e de ONGs sobre o Brasil. Juntei informações, compartilhei alguns resultados e chegamos à ideia da calculadora”.

Ferramenta facilita sistematização de dados e construção de políticas públicas

De acordo com o especialista de Insights & Analytics da Azos, a calculadora pode ser útil na sistematização de dados específicos. “O sistema da nova calculadora inteligente extrai informações de bases de dados abertos do governo, como o dados.gov e do IBGE, que são compilados e combinados a partir de diferentes filtros: idade, sexo de nascimento, estado e recorte temporal”.

Dessa forma, prossegue, além de fundamentar as decisões estratégicas da empresa, gerando informações sobre mortes – o que é fundamental para o negócio e desenvolvimento de produtos -, a ferramenta disponibiliza dados para a construção de políticas públicas, campanhas de conscientização e outras intervenções que possam beneficiar a saúde das pessoas.

“As informações coletadas abrangem pesquisas e informações dos anos de 1979 a 2021 e possuem mais de 43,4 milhões de entradas sobre óbitos registrados e ocorridos em solo brasileiro durante esse período”, afirma.

Segundo Chung, o cruzamento de dados como o que foi feito na calculadora pode aprimorar estudos sociais, incentivar linhas de pesquisa e focar tratamentos em perfis específicos. “São muitos os benefícios para a sociedade”, conclui.

Para a calculadora, basta acessar: https://www.azos.com.br/vida-segura/causas-morte-brasil

Website: https://www.azos.com.br/vida-segura/causas-morte-brasil

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Trans Obra se consolida como locadora de equipamento no Brasil, oferecendo soluções completas para construção civil

Oferecendo mais de 20 anos de experiência no setor de locação de máquinas e equipamentos,…

16 horas ago

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

2 dias ago

Fenasan 2024 terá visita técnica à planta de biometano em São Paulo

Participantes vão conhecer a planta de biometano na Unidade de Valorização Sustentável obtido a partir…

2 dias ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

2 dias ago

Ouribank oferece crédito para empresas para o final de ano

A inclusão do crédito doméstico na estratégia do banco representa uma ampliação do portfólio, que…

2 dias ago

Manpower abre mais de 100 vagas na área logística

Manpower em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no segmento de varejo de…

2 dias ago