Categories: noticias-corporativas

Customer Experience pode ser caminho para inovação no setor educacional

23/6/2022 – As principais soluções para a experiência do aluno consideram sua realidade, bagagem sociocultural e, principalmente, o que se espera atingir

Conceito vem ganhando bastante relevância e impactando o mercado nos últimos anos ao enfatizar a importância da experiência do cliente

Em um momento onde todos estão cada vez mais conectados e acostumados ao uso de soluções digitais em diversos níveis, praticamente não existe área ou tema que escape das transformações provocadas por esse novo panorama. A relação entre clientes e empresas não é uma exceção. Mudanças no comportamento dos consumidores, cada vez mais habituados ao uso de tecnologias, colocaram o conceito de Experiência do Cliente – Customer Experience (CX) – em papel de destaque. Para o setor de educação não poderia ser diferente. 

O conceito de CX tem como base proporcionar ao cliente uma experiência mais qualificada ao se relacionar com uma empresa, produto ou serviço. Essa preocupação se estende desde o primeiro momento de interação, segue através de cada uma das etapas envolvidas no processo de compra ou contratação, e vai até o pós-compra. E isso pode se tornar um fator essencial para o sucesso das instituições de ensino.

Marianna Rodrigues, Diretora de Marketing da Sala dos Profes – empresa que atua com marketing e empreendedores para profissionais da educação e EdTech -, afirma que o mundo corporativo investe cada vez mais em experiências, e alunos do século XXI já estão imersos nesse ambiente e vivem isso o tempo todo. 

“Esperar que eles se desconectem dessa forma de viver quando estão no meio escolar é provocar uma ruptura que tende ao descontentamento, insatisfação e desconforto”, afirma.

Devido a sua própria natureza e aos diferentes fatores que precisam ser levados em consideração ao se pensar em modelos de desenvolvimento e aplicação dessas experiências, o setor educacional pode apresentar desafios relativamente distintos dos tradicionais.

“Embora consciente da heterogeneidade dos perfis social e acadêmico dos alunos em um mesmo ambiente escolar, é possível planejar a aproximação entre educandos e escola por meio da vivência de experiências positivas planejadas para todos”, explica Rodrigues.

Professores como líderes do processo

Pôr em prática essa mudança demanda um esforço conjunto de todos os setores de uma empresa, e é nesse ponto em que o professor se torna peça chave – do ponto de vista em que a sua atuação é o principal momento de interação entre os alunos e a escola. 

“Desejar que um professor que não vivencia experiências positivas na comunidade escolar lidere experiências que tenham retorno positivo por parte dos alunos é uma situação ilusória e que não se sustenta em longo prazo”, aponta a diretora da empresa educacional. Além do cuidado em não sobrecarregar o profissional com a obrigação de desenvolver toda essa estratégia, também é necessário que eles tenham ao seu alcance ferramentas que possam auxiliar nesse processo. 

Já existem no mercado diversas soluções pedagógicas, administrativas e de marketing que podem ser utilizadas para enriquecer essas práticas. Plataformas multimídias que contribuem no ensino de idiomas, aplicativos que auxiliam a checagem do nível de compreensão do conteúdo apresentado em sala de aula e ferramentas que facilitam a organização geral de estratégias e ideias por parte dos profissionais são apenas alguns dos exemplos.

Rodrigues ainda destaca que os educadores são, de fato, os maiores viabilizadores do processo de aprendizagem pela ótica dos alunos e que não há estratégia de marketing que substitua isso. “A união entre professores e escolas em ambientes mais integrados pode facilitar o planejamento e desenvolvimento dessas experiências”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: http://saladosprofes.com.br/

Website: http://saladosprofes.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

SLB e ADNOC Drilling fazem parceria para desenvolvimento de petróleo e gás não convencional

O acordo acelerará o escopo inicial de 144 poços não convencionais para entrega até o…

1 dia ago

A Bitget Wallet lança Kit de Desenvolvimento OmniConnect, conectando um bilhão de usuários do Telegram ao ecossistema Web3 multichain

VICTORIA, Seychelles, Sept. 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget Wallet, uma das principais carteiras…

1 dia ago

Copeland revela identidade de marca unificada em todo o portfólio de produtos

Líder do setor se concentra em proporcionar experiências perfeitas aos clientes, fornecendo soluções climáticas de…

1 dia ago

Brasil está entre principais alvos de ataques de ransomware

Dados recentes evidenciam a vulnerabilidade que os negócios enfrentam, avalia especialista da Brasiline Tecnologia. Investimentos…

1 dia ago

Especialista explica relação entre progesterona e gestação

Altos índices de progesterona indicam que está havendo a ovulação no organismo; autoteste permite o…

1 dia ago

Em cinco anos, EASYB2B supera R$ 1 bilhão em transações

Startup B2B, criada em 2019 para otimizar compra e venda entre empresas e fornecedores, ultrapassou…

1 dia ago