Categories: noticias-corporativas

Dia Mundial do Meio Ambiente encerra a I Bienal do Lixo, em São Paulo

São Paulo 8/6/2022 – A ideia das intervenções no corpo dos contentores é de justamente provocar uma reflexão no público no momento do descarte do lixo

Evento buscou levar ao público arte feita a partir do lixo, além de incentivar o diálogo sobre as interações humanas no meio ambiente.

Quanto mais o ser humano consome recursos, insumos e produtos, mais resíduos são gerados. E, quando esses resíduos não têm destinação correta ou disposição final adequada, é o meio ambiente que sofre as consequências, com poluição do ar, contaminação da água e degradação do solo.

Por esse motivo é tão necessário estar sempre conscientizando as pessoas sobre as consequências e impactos ambientais de suas ações. Há 50 anos. No dia 05 de junho, foi instituído pelas Nações Unidas o Dia Mundial do Meio Ambiente como forma de promover sensibilização e divulgação da agenda ambiental. A data consolidou-se, alcançando milhões de pessoas em todo o mundo que buscam a transição por uma sociedade mais sustentável.

De forma simbólica, neste ano, a data também se reservou a encerrar a primeira edição da Bienal do Lixo, que ocorria desde o dia 26 de maio de 2022, no Parque Villa-Lobos, Zona Oeste da cidade de São Paulo. O evento, se propôs a levar ao público arte a partir do lixo, de forma gratuita. O contexto do local onde ocorreu a Bienal também foi um marco para o evento. Às margens do Rio Pinheiros, o Parque Villa-Lobos já foi um lixão no passado e, após recuperação ambiental, hoje é uma das áreas verdes mais conhecidas de São Paulo, que recebe centenas de pessoas todos os dias.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, 33,6% da massa de resíduos sólidos urbanos coletada é de resíduos recicláveis secos, porém, o país recicla apenas 4% e cerca de 40% das áreas de disposição final de resíduos sólidos são inadequadas.  

Assim, a bienal buscou expor ao público obras feitas a partir de materiais que seriam descartados e que, muitas vezes, não são reaproveitados. As intervenções artísticas foram feitas com pneus, cartela de medicamentos, tampinhas de garrafa PET, vidros, equipamentos eletrônicos como teclados, mouses e impressoras, entre outros materiais.

Até mesmo os próprios contêineres que acondicionam os resíduos e atuam como Pontos de Entrega de Voluntária de materiais recicláveis (PEVs), se tornaram parte da exposição, com grafitagem, transparência e mensagens no corpo dos recipientes. “A ideia das intervenções no corpo dos contentores é de justamente provocar uma reflexão no público no momento do descarte do lixo”, afirma Camila Bortoletto, Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Contemar Ambiental, que é uma das empresas apoiadoras da Bienal do Lixo.

A Bienal do Lixo realizou também oficinas, mostra de cinema, atividades lúdicas, palestras e painéis de diálogos, abordando temas como gestão de resíduos sólidos, consumo consciente, educação ambiental e logística reversa, com o objetivo de incentivar o diálogo sobre as interações humanas no meio ambiente a preservação do planeta.

Website: https://contemar.com.br/

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Giuliana Flores prevê aumento de 20% nas vendas para o Dia dos Avós

Data celebra a importância dos mais velhos da família; ticket médio deve ser de R$…

2 dias ago

Falconi eleita Top Consulting Firms em ranking internacional

Com atuação em mais de 40 países, a Falconi foi escolhida uma das 25 melhores…

2 dias ago

Derrick Henry, jogador da NFL, junta-se à Amazfit como atleta embaixador

Henry usará os produtos Amazfit para promover a saúde, a recuperação e o desempenho ao…

2 dias ago

Vistos de trabalho são alternativas ao ‘Trump Card’

Enquanto o visto de R$ 28,7 milhões ganha os holofotes, o diploma e a experiência…

2 dias ago

Inteligência de dados avança no setor fotovoltaico

Uma das principais construtechs do país, a Hoff Analytics apresenta um case que revela como…

2 dias ago

Tarifaço: Prestex vê oportunidade com logística emergencial

Com as novas diretrizes tarifárias anunciadas pelo governo norte-americano no mês de julho, o Brasil…

2 dias ago