Portal Comunique-se

Sete dicas de gestão para reter e cativar os clientes

Com as empresas oferecendo diversos produtos, serviços e vantagens é importante que mantenham as atenções voltadas para o cliente. O negócio que levar o consumidor em consideração pode largar na frente para gerar clientes recorrentes.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

20/6/2022 –

Com as empresas oferecendo diversos produtos, serviços e vantagens é importante que mantenham as atenções voltadas para o cliente. O negócio que levar o consumidor em consideração pode largar na frente para gerar clientes recorrentes.

Mesmo que o varejista tenha a loja mais atraente, no melhor ponto comercial, ou até mesmo o maior e-commerce do país, de nada adianta caso o relacionamento com o consumidor deixe a desejar.

Por isso, a gestão de cliente se torna um ponto essencial para as empresas, pois ela ocorre ao longo de toda a jornada do mesmo, desde a chegada na loja até o pós-venda, quesito importante que, às vezes, deixado de lado.

Criar relacionamento com os consumidores é tão prioritário quanto o tíquete de compra. Atendimento e ofertas personalizadas são um diferencial para reter os clientes. Um outro ponto a ser observado são os consumidores que não estão totalmente fidelizados e podem ir para a concorrência. Com essas informações, é possível tomar providências.

As estratégias para trabalhar a gestão de clientes são diversas, por exemplo:

  1. Definição qualitativa de metas: conhecer as intenções da empresa é fundamental para traçar os caminhos até o destino. Definir quais são os objetivos a partir de um parâmetro também é importante (por exemplo, conforme o desempenho dos últimos seis meses) e, a partir desse cenário, com dados que ajudem a tornar o plano plausível, criar as metas e mensurar os resultados posteriormente;
  2. Segmentação dos clientes: por gênero, faixa etária, localidade – é fundamental criar grupos estratégicos de ação, pois para cada público a abordagem e o relacionamento mudam;
  3. Qualidade na entrega: por mais que a carteira de clientes seja importante, números não substituem o bom atendimento. Consumidores satisfeitos não apenas retornam, como indicam para outras pessoas, o que reforça a importância do bom relacionamento.
  4. Reativação de contatos: por mais que um consumidor tenha feito apenas uma compra na loja, ele continua sendo importante. A ideia é ativar estratégias para que ele volte a visitar o negócio e entender o porquê da evasão para a reconquista.
  5. Conhecer o comportamento do consumidor: quanto mais informações sobre ele, melhor. Mais do que nunca, dados são insumos valiosos para qualquer tomada de decisão.
  6. Tecnologia: nos dias atuais, deve ser aliada de qualquer negócio. As aplicações podem ser diversas como usar um sistema que organize a base de dados e facilite as estratégias. Outro exemplo são os softwares de envio de e-mail marketing, mobile marketing, que registra as interações do usuário no site, o abandono de carrinho.
  7. Estar atento às sazonalidades: preparar com antecedência as campanhas. Dia das Mães, Namorados, Natal, são datas importantes para o comércio. Por isso, o negócio deve estudar ações para essas comemorações.

A gestão de clientes é uma estratégia valiosa para qualquer negócio. Todo consumidor gosta de ser bem atendido antes, durante e depois da compra. O foco é colocar o cliente no centro das decisões e traçar as estratégias para alcançar os resultados desejados.

 

*Por Clóvis Souza, CEO da Giuliana Flores

Website: http://www.giulianaflores.com.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner