São Paulo 27/10/2022 –
Cuidado com a saúde mental é essencial, em meio à intensa rotina de responsabilidades e demandas. Atualmente, o Brasil é um dos países em que seus habitantes mais sofrem com problemas relacionados à saúde mental. Assim, faz-se necessário, cada vez mais, o acompanhamento psicológico.
Rotina cada vez mais corrida, com responsabilidades cada vez maiores e em maior número – seja no trabalho, seja com a família, muitas vezes com compromissos financeiros –, e cada vez menos tempo para dar conta de tudo. Isso leva à sobrecarga, física e, principalmente, mental. Mesmo assim, é preciso “aguentar mais um pouquinho”, porque as exigências não dão trégua.
Dar conta de tudo isso tem um custo para a saúde – e, em um número crescente de casos, para a saúde mental. Estresse, ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outros transtornos do tipo têm sido mais comuns – principalmente após a pandemia de covid-19: segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), no primeiro ano, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou cerca 25%.
A psicóloga da Vibe Saúde, Chalise Maris Martin Reges, explica que, para lidar com os efeitos dessa sobrecarga – e mesmo para evitar que ela surja –, o acompanhamento psicológico é da maior importância: “Estar atento aos impactos que a demanda do mundo tem sobre nós é talvez o primeiro passo rumo ao cuidado da sua saúde e é então que abre portas para o acompanhamento psicológico”.
O acompanhamento psicológico adequado pode ajudar o paciente a desenvolver habilidades de inteligência emocional e conquistar mais qualidade de vida, afirma Chalise. “O atendimento é um espaço para importantes encontros de cada um que se permite olhar com um pouco mais de carinho e cuidado, respeitando a si próprio”, explica a psicóloga.
Esse processo envolve, entre outras etapas, a reorganização da rotina e o acompanhamento constante. Dessa forma, a pessoa pode administrar aquilo que compõe a sua rotina de forma mais saudável e mais consciente. Olhar para si mesmo tem muita relevância, e o autocuidado é uma estratégia eficaz para preservar o equilíbrio e o foco.
Autoavaliação
Com essa estratégia, começa um processo de autoavaliação e autoconhecimento, e é assim que se torna possível identificar, compreender e cuidar dos limites pessoais, lidar com as dificuldades, inseguranças, necessidades e desejos. A telemedicina é uma ferramenta importante para isso, diz Chalise: “Permite um atendimento com contato olho no olho, sentindo a vibração do outro, o acolhimento. A tela ajuda neste sentindo. Traz novas possibilidades de conexão e ao mesmo tempo de liberdade”.
A psicoterapia seria mais uma tarefa a ser inserida na rotina – mas, ao contrário das demandas que exigem mais e mais, seria um tempo reservado para lazer, diz Chalise. “A terapia é uma demanda e espaço pessoal próprio e isso faz diferença. Passa a ser uma prioridade, um tempo reservado a você, por você e para você”, explica.
Sobre a Vibe
A Vibe Saúde possui uma base de mais de 1.4 milhão de clientes. Desde julho de 2020, a startup já captou mais de R$ 100 milhões de investimento liderado pelo fundo de investimento sueco, Cardo Health. Em maio deste ano, anunciou R$ 35 milhões de investimento na área de saúde da mulher.
A startup oferece em seus serviços atendimentos clínicos e psicológicos com mais de 10 especialidades. A empresa também oferece serviços personalizados para empresas nos segmentos B2B e PME.
Website: https://vibesaude.com/
A Egress, uma empresa da KnowBe4, foi reconhecida por sua capacidade de execução e integridade…
LONDRES, Dec. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Emerging Markets Global Advisory LLP (EMGA) anunciou…
A Andersen Global aumenta sua capacidade na República Dominicana por meio de um acordo de…
Reconhecida pelo planejamento geral da sua cadeia de suprimentos, cadeia de suprimentos para setores de…
Capacitando jogos eficientes na nuvem com suporte a DirectX 12 e recursos avançados de computação
Com a importância da água para manutenção da vida e a urgência em preservar esse…