São Paulo 4/10/2022 – Quando o objetivo é ajudar os clientes a atingir objetivos e eliminar pontos de atrito, há inúmeras oportunidades para oferecer valor aos clientes e retê-los
Medir taxas, conhecer clientes valiosos e escolher a comunicação correta são pontos determinantes para aumentar as chances de fidelização
Toda empresa sempre tem duas batalhas a travar: conseguir conversões para conquistar novos clientes e manter os existentes até fidelizar. Embora muitas empresas hoje concentrem a maior parte dos esforços na aquisição de clientes para impulsionar o crescimento e tornar os negócios viáveis, a aquisição é uma parte inicial do trabalho.
Após converter com sucesso um cliente em potencial ou adquirir um novo cliente é necessário aumentar a estratégia de retenção. Inovação de produtos, descontos e excelente atendimento são essenciais para a retenção e garantem maior retorno sobre o investimento (ROI), pois reduzem o custo de aquisição, minimizando as perdas relacionadas ao abandono de clientes.
Inovação de produtos, descontos e excelente atendimento são essenciais para a retenção, e o e-mail marketing é o canal mais eficiente para comunicar essas iniciativas aos clientes atuais e criar um vínculo emocional com a marca e, portanto, um relacionamento sólido e duradouro com os clientes.
De acordo com Laura Parra, Brand Manager da Sendinblue, “a otimização e personalização da experiência do cliente por meio dos canais adequados, como e-mail marketing, chat e comunicações transacionais, são elementos-chave para o crescimento sustentável de uma empresa, mantendo seus clientes”, afirma. “Quando o objetivo é ajudar os clientes a atingir objetivos e eliminar pontos de atrito, há inúmeras oportunidades para oferecer valor aos clientes e retê-los”, conclui.
Três táticas para aumentar as chances de retenção:
1 – Medir a taxa de churn, taxa de retenção e Customer Lifetime Value (CLV)
É importante conhecer os conceitos básicos de retenção e como acompanhar os resultados. O mais importante é o retorno do investimento, pois é ele que determina se a retenção vale a pena.
2 – Analisar e reconhecer clientes valiosos
Definir perfis de clientes e listar interesses, preocupações com o trabalho, necessidades e características que podem atraí-los junto com o CLV é fundamental para entender se vale a pena reter um cliente ou não.
3 – Escolher a comunicação certa para o seu negócio
Com diferentes indústrias e públicos são necessárias diferentes atividades de comunicação e retenção. Isso depende das oportunidades de retenção que foram identificadas na jornada do cliente.
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