Categories: noticias-corporativas

IA é a arma dos bancos contra o cibercrime, revela pesquisa

São Paulo / SP 29/9/2022 –

Estudo aponta que 94% dos bancos e instituições financeiras de todo o mundo usam ou pretendem usar Inteligência Artificial e Machine Learning para combater o cibercrime

O estudo State of Application Strategy Finances Edition 2022, relatório construído a partir de entrevistas realizadas no primeiro semestre de 2022 com 131 CIOs e CISOs de organizações financeiras globais, incluindo 16 líderes de instituições da América Latina, mostra que 94% dos líderes consultados afirmaram já usar soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning ou planejam fazer isso em breve para combater fraudes digitais e garantir a segurança de seus clientes, investidores e correntistas.

A pesquisa revela que em toda a América Latina, os clientes finais das instituições financeiras (Bancos, corretora de valores, seguradoras etc.) – sejam correntistas ou investidores – sofreram com a vulnerabilidade a crimes digitais das organizações financeiras que os atendem.

De acordo com o relatório, bancos que não contam com soluções de combate a fraudes com recursos de IA e ML acabam tendo uma visibilidade limitada sobre o que está, de fato, se passando em seu ambiente e causando problemas a seus clientes. 98% dos gestores entrevistados para o estudo da F5 reconhecem que não contam com os insights necessários para ter uma visão analítica sobre o que se passa em seu ambiente e, que essa situação, pode levar a confusões como imaginar que um ataque é um problema de performance.

Com base no estudo, Roberto Ricossa, Vice-Presidente da F5 LATAM, explica que as pessoas estão sendo alvo de Account Takeovers, tendo suas identidades roubadas numa série de fraudes baseadas em dados vazados, tecnologias de IA e ML e em engenharia social. “A mitigação desse quadro passa pelo uso de plataformas que discernem com precisão, de forma personalizada e em escala de milhões de transações por segundo, o que é um acesso humano legítimo, o que é um Bot ou um acesso humano espúrio”, afirma Ricossa.

Hilmar Becker, Country Manager da F5 Brasil, conta que segundo o relatório State of Application Strategy Finances Edition 2022, a busca por oferecer a melhor UX (Experiência do Usuário) ao cliente final, seja uma pessoa ou uma empresa, tem levado 99% das organizações financeiras a priorizarem o uso de IA e ML em aplicações das áreas de marketing, finanças e RH. “A disseminação de soluções de IA e ML para segurança digital depende de os gestores de negócios compreenderem que a UX e o valor da marca do banco sofrem quando ataques acontecem”, diz Becker. “São plataformas que resolvem problemas estruturais muitas vezes invisíveis, que costumam causar prejuízos recorrentes”, afirma Becker.

A pesquisa da F5, empresa de soluções que garantem a segurança e a entrega de aplicações de negócios, mostra ainda, um crescimento entre 2021 e 2022, de 168% no número de bancos que já estão repatriando ou planejam mover suas aplicações da nuvem pública ou híbrida para a nuvem privada e, que 96% do setor financeiro fez mudanças em tecnologia e em políticas de treinamento de colaboradores para melhor se defender de ataques digitais.

Enquanto em 2021 somente 29% dos entrevistados afirmaram estar fazendo a repatriação de Apps ou planejarem essa ação, em 2022 75% do universo pesquisado está realizando essa operação. Esse quadro pode resultar da forte adoção da estratégia de “Lift and Shift” de aplicações legadas para a nuvem, sem passar pela fase de transformação dessas plataformas em aplicações modernas. 40% dos entrevistados disseram realizar “Lift and Shift” para a nuvem de suas plataformas de negócios.

“A pandemia acelerou na América Latina – especialmente no Brasil, no México e na Colômbia – a tendência de migrar aplicações para a nuvem pública. Acontece, agora, um movimento pendular, com os gestores buscando um ponto de equilíbrio entre a nuvem pública e a privada”, analisa Ricossa.

Os entrevistados que participaram do levantamento da F5 trabalham em bancos, corretoras de valores e seguradoras de todo o globo com equipes que variam de 1.000 a 10.000 pessoas. Os tomadores de decisões de algumas das principais organizações de finanças do mundo foram ouvidos para este estudo.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Workshop ABRH-PR abordará a IA na resolução de problemas do RH

Evento será na FESP com o professor Don Louro, especialista em Inteligência Artificial, e Kauane…

13 horas ago

Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio

Baixa rentabilidade no Rio de janeiro ocasionou a decisão; Hugo Victor, responsável pela Canal Life,…

13 horas ago

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Com o crescimento de Techfin e a consolidação da frente de Loyalty, companhia atingiu mais…

13 horas ago

Problema ortopédico pode garantir aposentadoria antecipada

Hérnia de disco, artrites e artroses, tendinites, lombalgia, lesões nos joelhos e fraturas decorrentes de…

13 horas ago

Reputação em ferramentas de busca exige atenção, diz CEO

Em média, 80% das casas do país têm acesso à internet; Bia Portela, especialista em…

13 horas ago

Programas educacionais são opção para futuros profissionais

Especialistas da Jovens Gênios explicam como programas educacionais avançados podem ajudar no desenvolvimento dos jovens…

13 horas ago