Categories: noticias-corporativas

Como se proteger de ataques cibernéticos no Metaverso?

São Paulo, SP 11/1/2023 – Os mundos virtuais podem se tornar um terreno fértil para golpes de engenharia social, pois os cibercriminosos enganam e manipulam as vítimas para obter ganhos

Com o aumento do Metaverso no mercado de junção da realidade aumentada e ambientes virtuais, intervindo no ambiente físico da sociedade, será necessário pensar fundamentalmente em segurança da informação para evitar fraudes e ataques dos cibercriminosos

O Metaverso é um conceito que combina realidade aumentada e ambientes virtuais e é a grande aposta das chamadas big techs para o futuro.

Pode ser entendido como uma experiência em um espaço virtual, mas tem implicações para a realidade neste universo. Em breve, as pessoas estarão no “mundo” da internet e interagirão como se estivessem lá. Isso significa avatares virtuais que poderão conversar, trabalhar, socializar com amigos e familiares no mundo online. Há empresas que já desenvolveram seu universo, como por exemplo a Nike, que desenvolveu o Nikeland no jogo Roblox onde é possível comprar itens para personalizar seu personagem no jogo.

A internet das coisas conecta tudo no mundo físico, tornando-o vulnerável a hackers e aumentando preocupações com segurança e privacidade.  Como resultado, muitos usuários sofreram problemas com aplicativos de malware, segurança de DNS, criptografia e muito mais. A segurança da informação terá o desafio de diminuir as vulnerabilidades e lidar com as ameaças que podem afetar a segurança pessoal do usuário. Questões éticas e morais, como integridade, desafios à publicação e disseminação de informações falsas; clima adverso, questões de assédio e violência; deficiências físicas, sociais e mentais causadas pelo uso excessivo da Internet também são preocupações em desenvolvimento.

A segurança da informação necessita estar em uma constante evolução, desenvolvendo metodologias, estratégias e aplicações para conter o avanço dos cibercriminosos que também avançam em seus métodos. É necessário pensar e agir com uma maior proteção aos dados pessoais. Esse investimento em segurança também deve ser dedicado ao blockchain, tecnologia utilizada para registrar informações e ativos no mundo virtual. 

Segundo Rafael Silva, consultor de GRC da Safeway, “os mundos virtuais podem se tornar um terreno fértil para golpes de engenharia social, pois os cibercriminosos enganam e manipulam as vítimas para obter ganhos financeiros, muitas das vezes estratosféricos, podendo aproveitar a liberdade do mundo digital para aumentar sua busca por vítimas”.

Para evitar ciberataques no metaverso os cuidados são os mesmos do mundo digital de hoje, como:

  • Ficar atento à autenticidade dos perfis com os quais se interage;
  • Evitar revelar dados sensíveis a estranhos;
  • Habilitar ferramentas de segurança (como autenticação de dois fatores);
  • Tomar cuidado com ofertas irreais;
  • Tomar cuidado com ligações de empresas solicitando informações pessoais ou envolvendo transações com instituições financeiras;
  • Manter sempre sistemas e softwares atualizados;
  • Confiar em um bom aplicativo de segurança.

Ainda segundo Rafael Silva, “com o aumento dessa tecnologia no mercado de junção da realidade aumentada e ambientes virtuais, intervindo no ambiente físico da sociedade, será necessário pensar fundamentalmente em segurança da informação para evitar fraudes e ataques dos cibercriminosos”.

Website: http://www.safewayconsultoria.com

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Banco Morgan Stanley lança relatório sobre a UniFECAF

O banco Morgan Stanley, citou a UniFECAF em seu relatório. Com cerca de 7 mil…

16 horas ago

Champs Open foi destaque no final de semana de beach tennis

Evento reuniu os principais atletas do mundo em dois dias de disputa na cidade de…

16 horas ago

Tecnologias que transformam a gestão de fundos com a CVM 175

Especialista destaca 7 tecnologias que redefinirão a gestão de fundos com a Resolução CVM 175.

16 horas ago

Catálogo de Produtos e DUIMP devem acelerar processos aduaneiros

A Declaração Única de Importação (DUIMP) está em processo de implementação e, aos poucos, substituirá…

16 horas ago

Soluções logísticas ajudam a atender às demandas do setor agrícola

A Complex Multimodal oferece soluções logísticas que atendem às crescentes demandas do setor agrícola, com…

16 horas ago

Adeus, correria: movimento prega trabalho mais “consciente”

O Slow Work é uma abordagem que valoriza a qualidade sobre a quantidade no trabalho.…

16 horas ago