Categories: noticias-corporativas

Pequenas empresas são principal alvo de malware, aponta relatório da Lumu

São Paulo 29/9/2022 –

Compromise Flashcard 2022 mostra como os comprometimentos afetam as organizações de maneira diferente, dependendo do tamanho e do setor

Diferentes tipos de ciberataques têm impactado as organizações globalmente. Porém, o comprometimento afeta de maneiras distintas a segurança de cada empresa, conforme o tamanho e o setor de atuação. É o que mostra o relatório Compromise Flashcard 2022, organizado pela Lumu Technologies.

Os dados de ameaças da base de 3.500 clientes da Lumu revelam que pequenas empresas são alvo principalmente de ataques de malware, enquanto os invasores adotam métodos mais automatizados e escaláveis ​​para atingir companhias de médio e grande porte.

Pequenas empresas enfrentam maior variedade de ameaças

Segundo o relatório, diferentes abordagens foram utilizadas contra organizações menores, sendo malware (60%), criptomineração (17,1%) e comando e controle (16,7%) as principais ameaças detectadas. “Os invasores entendem que as pequenas empresas dispõem de menos protocolos de segurança em vigor, exigindo, portanto, menor esforço para gerar comprometimento”, explica Germán Patiño, vice-presidente de vendas da Lumu Technologies para a América Latina.

Entre as médias e grandes empresas prevalecem os algoritmos gerados por domínio (DGA, na sigla em inglês). Essa técnica de ataque permite que os invasores identifiquem dinamicamente um domínio de destino para comando e controle de tráfego, ao invés de depender de uma lista de endereços IP estáticos ou de domínios. Com isso, é mais difícil para o alvo bloquear, rastrear ou assumir o canal de comando e controle, pois podem existir milhares de domínios para o malware verificar e obter instruções.

Quanto à modalidade de phishing, o risco varia de acordo com o tamanho e a vertical das empresas. Dados da KnowBe4, que também colaborou com o relatório, indicam que as organizações de saúde de pequeno e médio porte encontram-se em maior risco. Energia e serviços públicos são as verticais de maior vulnerabilidade entre grandes e médias empresas.

Demora no tempo de detecção

Tendência que se mantém ano após ano, o comprometimento ainda demanda um longo período para ser detectado. Em média, o tempo de permanência de um invasor na rede é de 201 dias, com detecção e contenção de comprometimento levando, aproximadamente, 271 dias. 

Os resultados da avaliação Lumu Ransomware dão algumas pistas sobre o que ocasiona essa morosidade:

  • Quando perguntado se as organizações monitoram dispositivos de roaming, 50% disseram que não, 28% responderam que sim e 22% indicaram que o fazem parcialmente;
  • Também foi constatado que aproximadamente 72% das organizações não monitoram ou monitoram apenas parcialmente o uso de recursos de rede e tráfego. “Isso é particularmente preocupante, pois a maioria dos comprometimentos tende a se originar dentro da rede. Ter pouca ou nenhuma visibilidade aumenta consideravelmente o risco de violação de dados”, alerta o executivo da Lumu;
  • Por fim, a mineração de criptomoedas parece não ser uma preocupação para a maioria das organizações, pois 76% não sabem ou sabem apenas parcialmente como identificá-la.

“Não existe solução única para proteger as organizações de um comprometimento. O mais importante é entender o potencial de exposição de cada rede e garantir que os protocolos de cibersegurança sejam seguidos de acordo”, recomenda Patiño.

O relatório Compromise Flashcard 2022 completo e em português está disponível em Infográfico Compromise Flashcard 2022 (lumu.io).

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Ambiq e ThinkAR Revolucionam Indústria de Óculos de Realidade Aumentada com o AiLens

AUSTIN, Texas, Jan. 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Ambiq®, desenvolvedora líder de semicondutores e soluções…

3 horas ago

Cepton anuncia conclusão da aquisição pela Koito, inaugurando uma nova era de implantação da tecnologia Lidar a longo prazo

Parceria estratégica para impulsionar a industrialização em larga escala da tecnologia Lidar, com grande foco…

1 dia ago

Resultados para o ano fiscal de 2024 da ExaGrid — Um trimestre e um ano recordes para a empresa

ExaGrid registra 16 trimestres consecutivos de P&L, EBITDA e fluxo de caixa livre positivos

1 dia ago

Parse Biosciences quadruplica a capacidade de multiplexação de amostras dos Evercode WT Mega Kits

Nova funcionalidade oferece desempenho aprimorado para experimentos de alta capacidade com células individuais

1 dia ago

Razer redefine o setor de gaming na CES 2025 com inovações revolucionárias e tecnologias futuristas

De treinamento para esports com IA de última geração a equipamentos avançados de gaming, a…

1 dia ago

Tecnologias que agilizam inspeções sem contato físico

Inovações em scanners de raio-x tornam processos de segurança mais rápidos e precisos

1 dia ago