Categories: noticias-corporativas

Norma trabalhista obriga postos de combustíveis a adotar medição eletrônica

Barueri SP 25/7/2023 –

As medidas previstas na Portaria MTP 427/2021, que entram em vigor em setembro, visam a proteção à saúde ocupacional, preservação ambiental e, ainda, oferecem ganhos relevantes de eficiência na gestão e, portanto, no resultado dos postos de combustíveis.

A partir do próximo dia 21 de setembro, estará proibida a medição manual, com réguas, do volume dos tanques de combustíveis, no país. A determinação faz parte da Portaria nº 427 do Ministério do Trabalho e Previdência – Portaria MTP nº 427/2021. A medida visa proteger a saúde de frentistas e funcionários, reduzindo seu contato com os combustíveis que contém componentes extremamente prejudiciais à saúde humana. Um deles, por exemplo, o benzeno, presente na gasolina, pode provocar diversas enfermidades, inclusive alguns tipos de câncer.

Mas, além do cumprimento à norma trabalhista, a nova exigência proporciona maior precisão na medição do volume de combustíveis nos tanques, controlando o estoque em tempo real, reduzindo perdas, oferecendo, assim, maior agilidade à operação do posto e impactando diretamente na rentabilidade do negócio.

Eficiência, precisão e visão 360º

A medição eletrônica é realizada por dispositivos conhecidos como Sistemas de Medição Volumétrica, desenvolvidos para controlar a quantidade de combustíveis armazenada nos tanques. O mercado oferece diversas opções, algumas modulares que incorporam, no mesmo conjunto de equipamentos, as funções de monitoramento ambiental, medição volumétrica e outros recursos que entregam benefícios muito além das exigências da Portaria MTP nº 427/2021.

Algumas empresas no Brasil oferecem os sistemas de medição e monitoramento, entre elas a Gilbarco Veeder-Root. Os sistemas são capazes de proporcionar, além da proteção aos trabalhadores, o atendimento às normas ambientais e a eficiência na gestão do posto, mediante a precisão do controle do estoque e do monitoramento contínuo de detecção de vazamentos, em tempo real.

Ao tornar obrigatórias as normas da Portaria MTP nº 427/2021, o Brasil se alinha aos países mais avançados em legislações que visam preservar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, cumprindo uma das métricas da gestão ESG – em português, Ambiental, Social e Governança. Mas, a escolha do sistema de medição e monitoramento eletrônico que substituirá a medição manual dos estoques de combustíveis com régua, deve levar em conta, não somente o cumprimento da regra trabalhista, mas também os recursos adicionais e a experiência e reputação do fabricante, capazes de tornar o desembolso inicial em investimento de retorno em curto prazo.

Website: http://www.gilbarco.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

13 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

13 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

13 horas ago

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

13 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

13 horas ago

Mercado de certificação digital cresce e busca modernização

ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…

13 horas ago