Categories: noticias-corporativas

Pesquisa traz resultados expressivos no uso de Big Data e IA

São Paulo, SP 11/10/2022 –

Pesquisa com empresas da Fortune 1000 revela resultados expressivos no investimento em Big Data e IA em 2022

Estima-se que haverá 163 zettabytes de dados gerados no mundo até 2025, sendo esse um aumento significativo comparado aos 4,4 zettabytes produzidos até 2013, segundo dados da consultoria IDC. E, junto a esse aumento vertiginoso, também surgiu a necessidade de dar sentido e lógica para essas informações.

Segundo pesquisa realizada pela NewVantage Partners com 50 empresas da Fortune 1000 (revista que lista as maiores empresas de capital aberto do mercado norte-americano) e outras 44 grandes companhias dos EUA sobre suas iniciativas em dados e inteligência artificial em 2022, 92.1% delas relataram estar obtendo resultados mensuráveis nos seus investimentos na área – o que representa um aumento acentuado em relação aos 48,1% em 2017.

A pesquisa entrevistou presidentes, executivos, diretores de TI, diretores de análise, diretores de marketing e diretores de dados representando 50 gigantes dos EUA, incluindo American Express, JP Morgan Chase, NFL, Pfizer, McDonalds, VISA, Facebook, Starbucks, Santander Bank, Stanley Black & Decker, Bloomberg, entre outros.

Iniciativas

97% das empresas responderam ter alguma iniciativa na área de Big Data, enquanto 91% responderam ter iniciativas em andamento na área da inteligência artificial. Mais da metade das organizações desenvolveram estratégias corporativas voltadas para dados (53,0%), e 59,4% relataram que essas estratégias estão rendendo resultados.

No geral, 95,8% das organizações têm projetos piloto de inteligência artificial, mas, apesar do entusiasmo acerca da IA, elas ainda demonstram dificuldade para implementar a tecnologia de forma generalizada.

Contudo, o resultado da pesquisa mostra um aumento de duas vezes em relação ao ano anterior no que se refere à implementação de inteligência artificial em larga escala. Em 2021, apenas 12% responderam ter esse tipo de empreendimento em andamento, enquanto em 2022 esse número chegou a 26%.

As empresas estão tomando ações “agressivas” em direção a mudar a forma como seus negócios funcionam, e quando há um resultado relativamente rápido na redução de custos com a gestão de Big Data, os executivos voltam sua atenção para maneiras de inovar. 

A jornada para se tornar Data-Driven começa com iniciativas voltadas para a inovação baseada em dados (56,5%) – descobrir novos mercados de atuação, produtos, atualizações tecnológicas, etc -, em seguida passando para o uso de Big Data e analytics para obter vantagens competitivas (47.4%). Por fim vem o gerenciamento de dados como um ativo de negócio, com 39,7%.

Estabelecer uma cultura Data-Driven ainda é difícil

Apesar das empresas entrevistadas apontarem, em sua maioria, sucesso em seus empreendimentos envolvendo Big Data, as organizações ainda apresentam dificuldades na hora de implementar o que seria considerada uma cultura Data-Driven. Dos executivos que informaram ter iniciativas nessa área, apenas 26,5% relataram sucesso em implementar uma gestão Data Driven e 19,3% respondeu ter implementado com sucesso uma cultura Data-Driven.

Randy Bean, fundador e diretor da NewVantage Partners, relata ter observado durante a pesquisa que uma das maiores preocupações para as companhias é o risco de disrupção no mercado por novas empresas, principalmente startups. Muitas startups criaram culturas orientadas por dados desde o início, o que é uma das principais razões pelas quais grandes empresas estabelecidas temem a disrupção delas.

91.9% dos entrevistados relataram que o maior desafio é se tornar de fato uma empresa Data-Driven, e os maiores impedimentos estão na parte cultural: alinhamento organizacional, resistência ou falta de conhecimento e gestão das mudanças.

Mercado de dados no Brasil

No Brasil o mercado de dados tem crescido vertiginosamente, segundo estudo feito pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), em parceria com a consultoria IDC. O levantamento mostra que investimentos em tecnologia da informação e telecomunicações devem somar US$ 52,24 bilhões em 2022, avançando 14,3% em comparação à 2021, que acumulou US$ 45,7 bilhões investidos.

Para Daniel Luz, COO na beAnalytic (empresa de consultoria e outsourcing em Big Data analytics), empresas brasileiras dos mais diversos segmentos estão obtendo resultados muito significativos com projetos baseados em dados, e utilizado essas iniciativas como vantagem competitiva nos seus respectivos mercados. “Tenho percebido que aqui no Brasil as empresas estão criando uma “maturidade de dados”, ou seja, conseguindo mudar a forma como as decisões são tomadas dentro da organização, visando se projetar à frente da concorrência”. 

Ainda segundo o estudo, o uso de dados deve gerar R$ 14,9 bilhões ao mercado de tecnologia em 2022, sendo a aquisição de soluções em Big Data e Analytics a área que deve receber maior parte dos investimentos.

“A gestão orientada por dados pode ainda não ser o forte do mercado brasileiro, mas eu vejo como o caminho natural dele. Organizações que aderem às soluções em Big Data – como a engenharia de dados e o business intelligence – conseguem otimizar vários processos e alocar energia, tempo e recursos apenas nos lugares certos. O retorno sobre investimento é um dos maiores com Big Data” finaliza Daniel.

Website: http://beanalytic.com.br/

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

RevBits, LLC expande sua presença na América do Sul com a FMP Soluções, sediada no Brasil

A parceria estratégica abre novos mercados para que a FMP Soluções e a RevBits ofereçam…

21 horas ago

Bitget Wallet firma parceria com a Mastercard e a Immersve para lançar um cartão de criptomoedas com taxa zero

SAN SALVADOR, El Salvador, July 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget Wallet se uniuàlíder…

21 horas ago

Vanderbilt escolhe o GigaLab da Parse Biosciences para gerar um atlas de anticorpos neutralizantes precoces contra sarampo, caxumba e rubéola

Pesquisadores buscam identificar subtipos dominantes de plasmoblastos induzidos pela vacina tríplice viral (MMR), com o…

21 horas ago

Excursões já se organizam para a Festa de Flores e Morangos

Evento tradicional atrai caravanas de diversas regiões do Brasil; ingressos, estacionamento e condições especiais para…

21 horas ago

Tigo Energy expande seu portfólio de energia solar e de armazenamento na República Tcheca, dando continuidade ao sucesso do MLPE

A certificação bem-sucedida do protocolo PPDS P4 possibilita a disponibilização abrangente de inversores trifásicos Tigo…

21 horas ago