Categories: noticias-corporativas

Por que é importante as empresas definirem o cliente ideal?

26/10/2022 –

Especialista explica as vantagens e como aplicar o ICP dentro dos negócios

Subiu a intenção de compra para a Black Friday 2022, que será realizada no dia 25 de novembro. De acordo com levantamento da Ecglobal, entre mil pessoas pesquisadas, 76% têm intenção de adquirir produtos na data, ante 65% no ano passado. Para chegar aos potenciais clientes, determinar o ICP (Perfil de Cliente Ideal) pode ser um atalho para as empresas que operam no ambiente online. 

O termo ICP refere-se a um esboço traçado do perfil de consumidor cujas características mais se adequam ao que a empresa busca atingir. Independente de ser B2B ou B2C, ao identificar o chamado “cliente ideal”, os negócios podem criar estratégias conforme interesses específicos.

Para Juliano Dias, fundador e CEO da Meetz, empresa que atua com prospecção para empresas B2B, o ICP é uma forma de entender o próprio público. “Saber o ICP é conhecer – e estar sempre pronto para refinar e ajustar – o seu cliente, em detalhes, desde a forma que ele prefere se comunicar, até as suas ‘dores’ mais comuns”, afirma.

A pesquisa da Ecglobal, que identificou o aumento na intenção de compra entre internautas, foi realizada com entrevistados de diferentes classes sociais, gêneros, faixas etárias e regiões. Na prospecção de clientes, este é outro aspecto que o ICP pode ser útil. 

“Independentemente do negócio, nunca deveríamos prospectar todos os mercados, portes, segmentos e regiões. Times de vendas, especialmente os B2B, precisam focar no que importa, dedicando tempo e atenção para negociar, vender e gerar valor para o ICP”, explica Dias.

A partir da definição do ICP, é possível que as empresas façam uso de tecnologia e análise de dados para direcionar o foco das estratégias e, assim, economizar tempo e recursos no processo. Outras vantagens incluem uma comunicação mais eficaz, a taxa de conversão maior e o LTV (lifetime value, ou a receita total gerada por um cliente em uma linha do tempo) estendido.

Traçar o perfil de cliente almejado é uma prática que pode ser iniciada com a captação de dados como cargo, área, setor, frequência de compras e ticket médio. As informações podem ser da própria base de dados.

“Uma empresa com um processo de vendas tem dados sobre os segmentos que menos compram ou a média de funcionários nas empresas que mais fecham negócio. A partir disso, já se consegue traçar alguns rabiscos sobre qual é o perfil do cliente ideal”, aponta o CEO da Meetz.

Para o especialista, entender o ICP é por fim também identificar quais clientes um determinado negócio não anseia atender.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Tecnotree reconhecida no 2024 Gartner® Hype Cycle™ por sua experiência do cliente e monetização no setor de comunicações

A Tecnotree, líder global em sistemas digitais de suporte aos negócios (BSS) e soluções de…

22 horas ago

Amlan International Divulgará a Pesquisa de NeutraPath® e Fará Demonstrações do Calibrin® -Z na Feira Internacional de Produção (IPPE) 2025

CHICAGO, Jan. 15, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Amlan® International, provedor líder de tecnologias minerais…

22 horas ago

Romancista Mar’Junior lança “O Perdão”, sua nova obra

O romancista Mar’Junior lançou em outubro de 2024 a sua nova obra. “O Perdão” é…

22 horas ago

Paradesporto nas Férias oferece esporte adaptado para jovens com deficiência

Iniciativa oferece prática esportiva inclusiva durante o período de férias escolares no município de Nova…

22 horas ago

Criação do Direito Digital favorece o avanço da tecnologia no país

Com um ambiente legal bem definido, as empresas poderão criar produtos e serviços baseados em…

22 horas ago

The smarter E Europe: carregamento bidirecional economiza bilhões

Os carros elétricos equipados com tecnologia de carregamento bidirecional podem armazenar eletricidade e alimentá-la de…

22 horas ago