Categories: noticias-corporativas

Por que é importante as empresas definirem o cliente ideal?

26/10/2022 –

Especialista explica as vantagens e como aplicar o ICP dentro dos negócios

Subiu a intenção de compra para a Black Friday 2022, que será realizada no dia 25 de novembro. De acordo com levantamento da Ecglobal, entre mil pessoas pesquisadas, 76% têm intenção de adquirir produtos na data, ante 65% no ano passado. Para chegar aos potenciais clientes, determinar o ICP (Perfil de Cliente Ideal) pode ser um atalho para as empresas que operam no ambiente online. 

O termo ICP refere-se a um esboço traçado do perfil de consumidor cujas características mais se adequam ao que a empresa busca atingir. Independente de ser B2B ou B2C, ao identificar o chamado “cliente ideal”, os negócios podem criar estratégias conforme interesses específicos.

Para Juliano Dias, fundador e CEO da Meetz, empresa que atua com prospecção para empresas B2B, o ICP é uma forma de entender o próprio público. “Saber o ICP é conhecer – e estar sempre pronto para refinar e ajustar – o seu cliente, em detalhes, desde a forma que ele prefere se comunicar, até as suas ‘dores’ mais comuns”, afirma.

A pesquisa da Ecglobal, que identificou o aumento na intenção de compra entre internautas, foi realizada com entrevistados de diferentes classes sociais, gêneros, faixas etárias e regiões. Na prospecção de clientes, este é outro aspecto que o ICP pode ser útil. 

“Independentemente do negócio, nunca deveríamos prospectar todos os mercados, portes, segmentos e regiões. Times de vendas, especialmente os B2B, precisam focar no que importa, dedicando tempo e atenção para negociar, vender e gerar valor para o ICP”, explica Dias.

A partir da definição do ICP, é possível que as empresas façam uso de tecnologia e análise de dados para direcionar o foco das estratégias e, assim, economizar tempo e recursos no processo. Outras vantagens incluem uma comunicação mais eficaz, a taxa de conversão maior e o LTV (lifetime value, ou a receita total gerada por um cliente em uma linha do tempo) estendido.

Traçar o perfil de cliente almejado é uma prática que pode ser iniciada com a captação de dados como cargo, área, setor, frequência de compras e ticket médio. As informações podem ser da própria base de dados.

“Uma empresa com um processo de vendas tem dados sobre os segmentos que menos compram ou a média de funcionários nas empresas que mais fecham negócio. A partir disso, já se consegue traçar alguns rabiscos sobre qual é o perfil do cliente ideal”, aponta o CEO da Meetz.

Para o especialista, entender o ICP é por fim também identificar quais clientes um determinado negócio não anseia atender.

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Thales reforça sua liderança em conectividade eSIM e IoT com uma solução certificada “pronta para uso”

Em um momento em que bilhões de objetos conectados estão transformando os setores, a Thales…

24 horas ago

LambdaTest possibilita testes Playwright em dispositivos iOS reais para melhorar a precisão dos testes móveis

O novo recurso oferece às equipes de controle de qualidade a possibilidade de automatizar os…

24 horas ago

IA na educação: docentes utilizam tecnologia para personalizar o aprendizado

Quase 75% dos professores veem a inteligência artificial como aliada no processo educacional, segundo pesquisa

24 horas ago

Delivery 99Food começará a funcionar em São Paulo em agosto

Empresa inicia operação na capital paulista no começo do mês que vem e planeja chegar…

24 horas ago

Feira Equipotel abre credenciamento para edição 2025

Com expectativa de receber mais de 22 mil visitantes, evento busca conectar profissionais, empresas e…

24 horas ago

FuturePrint reúne líderes em brindes e comunicação visual

Ao lado dos fabricantes de máquinas e distribuidores de brindes, a LTP Personalização destaca a…

24 horas ago