Categories: noticias-corporativas

Mercado de eventos volta a crescer e gerar empregos

São Paulo 10/1/2023 – Depois de quase dois anos de restrições, existe uma demanda reprimida querendo comparecer a eventos culturais, festas, casamentos e eventos corporativos

Segundo levantamento, entre janeiro e setembro de 2022, o setor gerou quase 230 mil empregos indiretos, com 14 mil contratações diretas na área de eventos

O setor de eventos de cultura e entretenimento, um dos mais afetados pela pandemia nos últimos dois anos, voltou a crescer em 2022. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), nos anos de 2020 e 2021, o setor sofreu um prejuízo de R$ 230 bilhões, com 97% das empresas do segmento impactadas e mais de 350 mil festivais e eventos culturais cancelados. Contudo, no ano passado, o setor alcançou um crescimento de 400%, comparado a 2020, responsável por 4,32% do PIB nacional.

No levantamento, a associação afirmou também que, no ano passado, o setor gerou R$ 4,65 bilhões em impostos federais, R$ 75,4 bilhões em consumo e R$ 2,97 bilhões em massa salarial.

Segundo a Abrape, dos mais de 2 milhões de empregos gerados no Brasil entre janeiro e setembro do ano passado, quase 230 mil estavam no hub setorial, ou seja, indiretamente ligados ao setor de eventos, e 14.262 especificamente nesta área, o que representa um crescimento de 10,7% e 0,7%, respectivamente.

A maior parte dos profissionais de eventos concentra-se no hub setorial, cerca de 6,2 milhões de pessoas em 52 áreas diferentes, de empresas de equipamentos e estruturas para eventos, a serviços de audiovisual e catering, chegando a cadeias produtivas como transporte aéreo, locação de veículos e hospedagem.

Especializado na cobertura de eventos, o fotógrafo Marcelo JS, da Multimage Audivisual, comenta a retomada do setor: “Depois de quase dois anos de restrições, existe uma demanda reprimida não apenas de pessoas querendo comparecer a eventos culturais, festas e casamentos, mas também de empresas que deixaram de mandar seus executivos para feiras e congressos, no Brasil e no exterior”, aponta. “A retomada foi tão forte que muitos profissionais de audiovisual já estão com a agenda lotada em 2023”, diz ele, que faz parte do grupo contratado pelo setor.

Segundo o portal Feiras do Brasil, em 2022, o calendário nacional de eventos de negócios teve um aumento de 160% em relação ao ano anterior. Para 2023, a organização espera a realização de mais de 4 mil feiras e congressos em todo o país.

Website: https://abrape.com.br/numeros-do-setor/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Gramercy Funds Management LLC nomeia Sara Schaefer Muñoz como Diretora Geral, e Chefe de Conteúdo e Comunicações

Gramercy Funds Management LLC ("Gramercy"), administradora internacional de investimentos alternativos em mercados emergentes de US$…

15 horas ago

Kymeta recebe líderes do setor em seu Conselho Consultivo

A Kymeta (www.kymetacorp.com), líder mundial em antenas de satélite de painel plano, anunciou hoje a…

15 horas ago

AWS lança região de infraestrutura no México

A região da AWS México (central) oferece aos clientes mais opções para executar cargas de…

15 horas ago

ABF lista cidades com maior alta no faturamento de franquias

Associação Brasileira de Franchising (ABF) destaca ainda o setor de alimentação e food service como…

15 horas ago

Personalização é diferencial na arquitetura comercial

Ambientes que combinam estética e funcionalidade ajudam a atrair clientes e reforçam marcas. Arquiteta também…

15 horas ago

Número de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Brasil dobra desde 2017

Apesar dos números altos, escolas e professores nem sempre estão preparados de forma eficaz, comenta…

15 horas ago