Categories: noticias-corporativas

Mercado de eventos volta a crescer e gerar empregos

São Paulo 10/1/2023 – Depois de quase dois anos de restrições, existe uma demanda reprimida querendo comparecer a eventos culturais, festas, casamentos e eventos corporativos

Segundo levantamento, entre janeiro e setembro de 2022, o setor gerou quase 230 mil empregos indiretos, com 14 mil contratações diretas na área de eventos

O setor de eventos de cultura e entretenimento, um dos mais afetados pela pandemia nos últimos dois anos, voltou a crescer em 2022. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), nos anos de 2020 e 2021, o setor sofreu um prejuízo de R$ 230 bilhões, com 97% das empresas do segmento impactadas e mais de 350 mil festivais e eventos culturais cancelados. Contudo, no ano passado, o setor alcançou um crescimento de 400%, comparado a 2020, responsável por 4,32% do PIB nacional.

No levantamento, a associação afirmou também que, no ano passado, o setor gerou R$ 4,65 bilhões em impostos federais, R$ 75,4 bilhões em consumo e R$ 2,97 bilhões em massa salarial.

Segundo a Abrape, dos mais de 2 milhões de empregos gerados no Brasil entre janeiro e setembro do ano passado, quase 230 mil estavam no hub setorial, ou seja, indiretamente ligados ao setor de eventos, e 14.262 especificamente nesta área, o que representa um crescimento de 10,7% e 0,7%, respectivamente.

A maior parte dos profissionais de eventos concentra-se no hub setorial, cerca de 6,2 milhões de pessoas em 52 áreas diferentes, de empresas de equipamentos e estruturas para eventos, a serviços de audiovisual e catering, chegando a cadeias produtivas como transporte aéreo, locação de veículos e hospedagem.

Especializado na cobertura de eventos, o fotógrafo Marcelo JS, da Multimage Audivisual, comenta a retomada do setor: “Depois de quase dois anos de restrições, existe uma demanda reprimida não apenas de pessoas querendo comparecer a eventos culturais, festas e casamentos, mas também de empresas que deixaram de mandar seus executivos para feiras e congressos, no Brasil e no exterior”, aponta. “A retomada foi tão forte que muitos profissionais de audiovisual já estão com a agenda lotada em 2023”, diz ele, que faz parte do grupo contratado pelo setor.

Segundo o portal Feiras do Brasil, em 2022, o calendário nacional de eventos de negócios teve um aumento de 160% em relação ao ano anterior. Para 2023, a organização espera a realização de mais de 4 mil feiras e congressos em todo o país.

Website: https://abrape.com.br/numeros-do-setor/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

LambdaTest lança serviços profissionais para elevar a excelência em engenharia de qualidade

A LambdaTest apresenta os Serviços Profissionais baseados em IA para aprimorar a cobertura de testes,…

16 horas ago

SNEGG promove ações de gentileza e generosidade pelo Brasil

A 3ª edição da Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade (SNEGG) acontece de…

16 horas ago

VTR Effects abre rodada e busca expansão internacional

VTR Effects busca R$ 2 milhões em rodada de investimento para acelerar expansão e alçar…

16 horas ago

Intel e AWS Selam Parceria para Desenvolvimento de Chips IA

Novo acordo fortalece os esforços dos EUA em reduzir dependência de semicondutores asiáticos

16 horas ago

Centro Universitário FAEP oferece suporte psicológico a alunos e comunidade

Acompanhamento psicopedagógico e aconselhamento por meio do projeto Capelania Universitária são ações promovidas pela instituição

16 horas ago

ONS recomenda adoção do horário de verão para aliviar sistema

O impacto do horário de verão sobre a redução do consumo de energia tem se…

16 horas ago