Categories: noticias-corporativas

Segmento de locação de veículos apresenta retomada

São Paulo-SP 18/10/2022 – O mercado de locação de veículos está em retomada. Acredito que há potencial para que cresça entre 10% e 20% nos próximos anos – Vieira da Solution4Fleet.

Pare André Ricardo Vieira, CEO da consultoria Solution4Fleet, este mercado só não está maior devido aos altos preços dos carros

As compras de veículos por parte de locadoras cresceram 85,4% no Brasil, na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), obtidas junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Isso significa que, nos primeiros três meses do ano foram emplacados 78.578 automóveis e comerciais leves, enquanto no segundo trimestre o total de compras do setor saltou para 145.720 unidades.

Após a crise vivida no ano passado, na qual os prazos para a entrega de veículos por parte das montadoras podiam chegar a até seis meses, hoje, os prazos já diminuíram consideravelmente e os volumes de entrega vêm aos poucos se restabelecendo. Nos primeiros seis meses de 2022, a frota do setor de locação cresceu 6,3%, segundo a ABLA.

Estes dados reforçam o momento de retomada vivido por este segmento, que vê crescer não apenas o número de assinatura de veículos, como também de terceirização de frotas e de fusões e aquisições de empresas do setor. Isto é o que relata o especialista André Ricardo Vieira, que é CEO da consultoria de gestão para locadoras e concessionárias Solution4Fleet. “O mercado só não está maior porque o preço dos carros subiu demais e os juros de financiamentos ainda estão muito altos, especialmente para aqueles que não conseguem encontrar parceiros que ofereçam as melhores condições. Mas sabemos que, em algum momento, os descontos e a maior disponibilidade de veículos virão. Acredito que existe potencial para que o mercado cresça entre 10% e 20% nos próximos anos”, conta o executivo.

Ciente da acirrada competitividade existente no mercado de locação de veículos, Vieira reforça sua visão das tendências para o mercado de mobilidade nos próximos três anos.

1) Mudança de comportamento das novas gerações

Cada vez mais as novas gerações vão em busca de um modelo de consumo consciente e que tenha foco em otimizar as finanças, comportamento que favorece as diferentes modalidades de aluguel, seja por assinatura, por período ou, até mesmo, por hora. O carro passa a ser visto como serviço, sem a obrigação de lidar com as burocracias de um veículo próprio.

2) Tecnologia a favor do negócio

Uma das possibilidades da inovação é entregar um produto ou um serviço que já existe de uma maneira melhor, mais atualizada. E, nesse contexto, a tecnologia tem muito a ajudar. É ela que, por exemplo, ajuda a organizar o fluxo do negócio e as entregas para os clientes. Então, quem sair na frente com oportunidades que permitam agregar praticidade e eficiência para o dia a dia da equipe interna, de clientes e fornecedores, tende a lucrar mais.

3) Cliente mais interessado na experiência

Mais de 90% das 2000 pessoas entrevistadas em uma pesquisa da Opinion Box consideram a experiência um fator importante ou muito importante em um processo de compra. Porém, 77% do total acreditam que a maioria das empresas precisam melhorar a experiência que oferecem para os seus clientes. De acordo com dados do estudo, a experiência é tão importante que 82% dos respondentes gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência e 76% já deixaram de fazer uma compra por causa de uma experiência negativa.

“No geral, a expectativa é que, até o final de 2022, o setor de locação de veículos siga em ascensão, ainda que de maneira tímida. Em 2023 o mercado retoma um pouco melhor, mas somente em 2024 ele deve se equilibrar e voltar ao patamar que tínhamos em 2019. Por isso, este é um bom momento para as empresas do segmento irem aprimorando o negócio para atender às tendências mencionadas, que deverão vir com força total”, conclui Vieira.

Website: http://www.solution4fleet.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Tū Ātea e Mavenir Fazem Parceria Para Liderar o Futuro das Redes com Ativos de Espectro Maori

RICHARDSON, Texas, Nov. 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Mavenir, fornecedora de infraestrutura de rede…

1 dia ago

LambdaTest expande capacidade do KaneAI para aprimorar a eficiência e flexibilidade dos testes

As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais…

2 dias ago

Lenovo Group: resultados financeiros do segundo trimestre de 2024/25

Lenovo alcança crescimento robusto, sustentável e acelerado - foco em IA híbrida para diferenciação de…

2 dias ago

Abertura do Fórum de Cooperação Econômica ASEAN-China GBA de 2024 (Qianhai)

SHENZHEN, China, Nov. 15, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- No dia 13 de novembro foi realizada…

2 dias ago

Rigaku desenvolve tecnologia para a visualização 3D da estrutura em escala atômica do carbono amorfo

- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…

2 dias ago

Andersen Global acrescenta capacidades de fusões e aquisições na Nova Zelândia através da cooperação com a Three Sixty Capital Partners

A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…

2 dias ago