Categories: noticias-corporativas

Franquia é opção para empreender com um negócio de família

16/12/2022 – É necessário ter a mentalidade de planejar, executar e melhorar os processos, as entregas e os produtos

Lucas Romi, sócio e vice-presidente de expansão e novos negócios da Odontoclinic, explica o que deve ser levado em conta antes de investir em um negócio de franquias em família

A poucos dias da virada do ano, entidades de diversos setores trabalham para checar os resultados obtidos pelas empresas, além de projetar estimativas para 2023. Nesse cenário, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) calcula que o mercado de franquias deve encerrar 2022 com uma expansão de 7% no número de unidades e de 5% no número de empregos gerados no país.

Além disso, a entidade prevê R$ 207 bilhões em receita, 12% a mais do que o valor alcançado no último ano. No primeiro semestre, o faturamento do setor aumentou 12,9% em relação a igual período de 2021, passando de R$ 81 bilhões para R$ 91,4 bilhões, como mostra uma publicação da CNN Brasil.

É nesse contexto que, para Lucas Romi, sócio e vice-presidente de expansão e novos negócios da Odontoclinic, franquia de clínicas odontológicas, o franchising se mostra uma alternativa para os novos empreendedores e pode ser uma escolha assertiva sobretudo para quem deseja iniciar 2023 com um novo negócio com o apoio de familiares.

Para Romi, o empreendedorismo em família tem uma proposta de valorização da cultura e isso traz solidez ao longo dos anos: “Empreender em família tem tudo a ver com conduzir negócios entre os familiares e passar isso de geração em geração”. 

Entre as vantagens de empreender em franchising com a família, o empresário destaca que os negócios familiares possibilitam o comando centralizado, que acaba tornando as coisas mais fáceis. 

“Em um empreendimento familiar, o retorno do investimento se volta para a própria família. Em um negócio do gênero, a estrutura é enxuta e favorece o fortalecimento de laços e a progressão humana e financeira em conjunto”, afirma. “Em uma empresa de família, todos esses aspectos se entrelaçam e fortalecem a relação ao longo do tempo”. complementa. 

Inclusive, segundo Romi, em um negócio familiar o fortalecimento dos laços perpassa na relação com os colaboradores, pois esse tipo de negócio apresenta baixa rotatividade de profissionais e confiança entre os funcionários. 

Divisão de funções e expansão

Assim como em uma empresa tradicional os departamentos são bem definidos, em uma empresa familiar é importante que as posições e entregas estejam bem alinhadas, explica Romi. Isso evita qualquer tipo de cobrança desnecessária ou atritos.

“Um ponto forte de um negócio familiar é dividir as responsabilidades. Isso faz com que as individualidades sejam mantidas e respeitadas no dia a dia”, afirma. 

Segundo o sócio e vice-presidente de expansão e novos negócios da Odontoclinic, também é possível ampliar o negócio sob o comando de um dos membros da família, que passa a assumir uma nova franquia – o que garante a expansão e a continuidade do negócio, além de manter a essência e o propósito alinhados. 

Emocional versus profissional

Apesar de todos os pontos positivos de um negócio familiar, é necessário prestar atenção a alguns elementos que podem estar presentes nesse tipo de negócio, acrescenta Romi. “O emocional pesa bastante na condução das empresas familiares, e por isso pode ser um ponto de conflito. Nesse momento, é importante separar o lado familiar do lado profissional”.

De acordo com o empresário, outro tema fundamental é a gestão do negócio, que pode enfrentar problemas de governança e ser “um pouco menos” profissional. “A qualidade é um fator que pode sofrer. Por isso, é necessário ter a mentalidade de planejar, executar e melhorar os processos, as entregas e os produtos”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://franquiaodontoclinic.com.br

Website: https://franquiaodontoclinic.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Grupo BBF contibui com agricultura sustentável na Amazônia

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades…

14 horas ago

Ataques a certificados digitais trazem riscos para empresas

Principais consequências que as empresas podem enfrentar envolvem perda de receitas, atrasos na entrega de…

14 horas ago

Harmonização orofacial é uma oportunidade para odontologista

A formação em odontologia proporciona uma base de conhecimento em anatomia facial, o que é…

14 horas ago

Educação: Brasil está abaixo da média em pensamento criativo

Doutora em educação aponta fatores que contribuem para o desempenho do Brasil e ressalta importância…

14 horas ago

Logística reversa garante selo de sustentabilidade à empresa

Wyda Embalagens possui certificação por compensação ambiental. Levantamento aponta que seis em cada dez empresas…

14 horas ago

DJs integram atrações em festas de 15 anos de alto padrão

DJ Shark explica como funciona o show de um DJ performático; o artista é uma…

14 horas ago