Categories: noticias-corporativas

Digitalização do agronegócio cresce no país

2/3/2023 –

Segundo especialista, uma das vantagens que a modernização no setor proporciona ao país é na economia

A digitalização do agronegócio no Brasil é uma tendência que vem se destacando nos últimos anos, tendo em vista que o setor é uma das principais forças econômicas do país. A pesquisa de Agricultura Digital no Brasil, feita pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), aponta que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam pelo menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.

Dos entrevistados, 40% utilizam a internet como canal de compra e venda. O estudo foi feito com a participação de mais de 750 pessoas da área, entre produtores rurais, empresas e prestadores de serviço. As inovações tecnológicas têm se mostrado fundamentais para manter a competitividade do país no mercado global.

Segundo um estudo realizado pela McKinsey e, apresentado em 2021 pelo instituto Insper e o Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), o Brasil vem liderando o processo de digitalização no agronegócio. Além disso, a pesquisa também mostrou que o agricultor brasileiro foi um dos profissionais que mais utilizou meios digitais em suas atividades no ano de 2020. Com a chegada da pandemia, o uso das mídias, que era de 36%, passou para 46%.

De acordo com a especialista da BSales, Renata Elmor, o agronegócio hoje no Brasil é uma das áreas que está mais aberta e propensa a digitalizar as suas operações. 

“Atualmente, os gerentes comerciais já entendem que o vendedor de porta em porta tem um custo muito alto para as empresas, e que o digital consegue chegar em propriedades rurais que uma pessoa pode ter dificuldade”, analisa. “Não que o vendedor seja descartado, mas o digital ajuda a abrir as portas de novas propriedades para o profissional, focando em visitas agendadas e programação de rotas”, completa Elmor.

No agronegócio, a tecnologia tem o objetivo de gerar mais praticidade e facilidade na hora de executar tarefas que podem ser automatizadas, segundo a especialista da BSales. “Os avanços tecnológicos aceleram a criação de novos processos de produção, gestão e aumentam a competitividade do setor”, destaca. Para Elmor, na gestão comercial existem muitos softwares desenvolvidos especialmente para o agronegócio. “Um exemplo são os CRMs (Customer Relation Management) para departamento comercial, que possibilita mais controle dos times de venda e ajudam a empresa a entender o desempenho das atividades em geral”, salienta.

A especialista ressalta os possíveis benefícios entre a gestão comercial aliada ao marketing digital (com campanhas bem desenvolvidas nas plataformas digitais). “É possível encontrar produtores rurais precisando do produto da empresa, prontos para comprar, em qualquer área do país. Esse investimento torna a operação comercial mais eficiente e mais econômica”, analisa.

Ainda segundo Elmor, o digital traz uma cultura de aferição de desempenho (KPIs), que ajudam nas comparações com resultados passados e são essenciais para traçar e alcançar objetivos. Com eles, é possível encontrar formas de medir o progresso e direcionar ações. 

“O agronegócio começa a se transformar em data driven (todas as decisões de gestão da empresa começam a ser baseadas em dados). Isso promove uma série de vantagens como a diminuição de custos e aumento de faturamento, assim como desenvolvimento de novos produtos para o setor, entre outras”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: www.bsales.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

GlobalLogic anuncia mudança de liderança: Srini Shankar designado Presidente e Diretor Executivo

A GlobalLogic Inc., uma empresa do Grupo Hitachi e líder em Engenharia Digital, anunciou hoje…

23 horas ago

Ronald S. Lauder deixará o Conselho de Administração da The Estée Lauder Companies

Eric Zinterhofer junta-se ao Conselho de Administração da Empresa

23 horas ago

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a concessão de um contrato de US$ 43 milhões na região do Oriente Médio

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje que recebeu uma carta formal de…

23 horas ago

Indústria prevê alta produtividade com IA

Estudo da Consultoria Staufen mostra que 81% das empresas entrevistadas acreditam que a IA e…

23 horas ago

Oito dicas de lanches para serem consumidos neste verão

Lanches saudáveis e proteicos são opções práticas e nutritivas para momentos fora da rotina

23 horas ago

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a nomeação de Ibrahim Jaham Al Kuwari para o seu conselho de administração

Membro do conselho da Perma-Pipe, Cynthia Boiter, apresenta sua renúncia e o presidente Jerome T.…

23 horas ago