Categories: noticias-corporativas

Pediatras recomendam lavagem nasal infantil diária

Rio de Janeiro, RJ 24/11/2022 – Sabemos que lavar o nariz dos pequenos pode ser um desafio. Então, quanto menos traumático for o processo, melhor será o resultado

Assim como escovar os dentes, manter o nariz limpo com soro fisiológico deve fazer parte da rotina de bebês e crianças para evitar doenças respiratórias ou agravamento de gripes

Mudanças bruscas de temperatura, alergias respiratórias a diversos alérgenos como pelos, poeira, mofo, ácaros e vários outros, além das alimentares, resfriados e gripes. Diversos são os motivos que levam as crianças a ficarem com uma produção excessiva de secreções que atingem primeiramente as narinas e, na sequência, as fossas nasais, podendo atingir também o canal auditivo. Uma das soluções cada vez mais recomendadas pelos pediatras é a lavagem nasal infantil com soro fisiológico, que além de exercer o papel de desobstruir as narinas e fossas nasais, melhorando a respiração, também pode evitar que as doenças se instalem, cumprindo um papel preventivo. Por isso, pediatras já recomendam que a limpeza seja feita todos os dias a fim de tentar eliminar microorganismos presentes nas vias aéreas superiores, como vírus, bactérias e fungos.

“Antigamente, fazer a lavagem das vias aéreas era recomendação para quando as crianças estivessem doentes. Hoje, orientamos fazê-la diversas vezes ao dia, conforme a necessidade, mantendo a higienização das mucosas, fluidificando a via aérea nasal e diminuindo a inflamação local. Com a lavagem diária, percebemos menor incidência de quadros respiratórios e melhora da saúde em geral”, explica a pediatra e neonatologista da Maternidade Perinatal do Rio de Janeiro, Dra. Gabriela Facchini.

A lavagem nasal é uma maneira natural de desentupir o nariz evitando-se o uso de descongestionantes nasais locais, que podem trazer efeitos colaterais e também de antialérgicos. De acordo com a fisioterapeuta respiratória Genai Latorre, a lavagem nasal infantil deve ser um hábito tal e qual escovar os dentes.

“Sabemos que lavar o nariz dos pequenos pode ser um desafio. Então, quanto menos traumático for o processo, melhor será o resultado. Os pais podem brincar com os filhos nessa hora e também escolher algum dispositivo infantil lúdico para auxiliar esse momento”, comenta a fisioterapeuta e especialista.

Mas para que a lavagem seja realizada corretamente, os pais devem seguir alguns cuidados como: posicionar a criança com a cabeça para frente e levemente inclinada para um dos lados para a secreção sair da narina e a pressão do jato deve ser suave e contínua. Além disso, recomenda-se o uso de soro na temperatura ambiente e nunca gelado.

Website: www.agpmed.com.br

Website: https://agpmed.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Hiksemi chega ao mercado para atender o público gamer

Soluções de armazenamento têm foco nos mais de 100 milhões de jogadores brasileiros, que devem…

12 horas ago

Mercado de controle de acesso cresce com novos recursos

Pesquisa aponta que até 2028 o setor poderá movimentar 22,14 bilhões de dólares

12 horas ago

Nordeste recebe 3° edição do evento internacional ECON

Nordeste brasileiro realizou encontro internacional com empreendedores.

12 horas ago

Chlorum Solutions apresenta suas soluções na Fenasan 2024

Com destaque para a ETA Gavião da CAGECE, em Fortaleza, empresa apresenta seu modelo de…

12 horas ago

Decisão do STJ reforça direitos à bomba de insulina

O STJ decidiu que planos de saúde devem fornecer bombas de insulina a pacientes com…

12 horas ago

Guanabara lança e-commerce com tecnologia inclusiva

Os recursos do website serão 100% acessíveis para pessoas com diferentes tipos de deficiência

12 horas ago