Categories: noticias-corporativas

Operação logística interfere nos resultados da empresa

São Paulo 28/10/2022 – Os operadores logísticos terceirizados, também conhecidos com 3PL, são experts no que fazem e trazem solução segura, eficiente e eficaz.

A escolha do parceiro logístico pode impactar diretamente no faturamento das companhias. Especialista orienta direcionamentos sobre essas contratações.

A atividade do operador logístico é essencial para o dia a dia da sociedade de forma geral. No entanto, pode passar despercebida. Poucos sabem que é esse setor que faz com que os alimentos cheguem até as prateleiras dos supermercados; os medicamentos às farmácias; as compras pelo e-commerce até as residências.

À primeira vista parece algo específico e muito longe da realidade das pessoas comuns, beneficiando apenas empresas e indústrias. No entanto, o setor é tão abrangente que, no levantamento de 2022, divulgado pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), a receita bruta do setor foi de R$ 166 bilhões. 

A parceria comercial entre os operadores logísticos e as empresas pode ser um fator determinante, inclusive para o aumento ou queda do faturamento. Segundo o engenheiro e administrador Edson Carillo, sócio-fundador da Connexxion Consulting, a escolha deste prestador de serviço exige investigação, principalmente, sobre o relacionamento continuado e duradouro que mantém com outras empresas.

“O tempo de parceria, ou seja, o bom desempenho operacional e as boas relações de trabalho são alguns indicadores de que o prestador de serviço  é confiável. Neste sentido, o contratante pode ter feito uma boa escolha. Normalmente, os operadores logísticos terceirizados, também conhecidos com 3PL, são experts no que fazem e trazem solução segura, eficiente e eficaz”, garante. 

O empresário ainda explica que a maioria das empresas utiliza serviços terceirizados com vistas à redução dos custos. Também é frequente elas considerarem sua adoção para outras situações, como melhoria do nível de serviço, acesso a tecnologias, em especial de TI – Tecnologia da Informação – e, ainda, para atingir novos mercados. 

Para orientar no processo de contratação do Operador Logístico, bem como na implantação do serviço terceirizado, Carillo elaborou um passo a passo com 10 etapas. 

10 etapas para a escolha do prestador de serviço de Operação Logística:

1 – Definir, estrategicamente, qual o papel da logística e quais as oportunidades de terceirização. Estabelecer uma equipe que identifique os requisitos presentes e futuros; analisar como a estrutura atual poderá atender a estes requisitos e quais são os planos de ajustes; isto é, planos para aquisição de novos sistemas, equipamentos, entre outros.

2 – Uma análise crítica dos pontos fortes e fracos e como melhorar o desempenho são importantes. Isto também permite estabelecer os parâmetros para a contratação, como níveis de desempenho realizado e esperado, gastos atuais e gasto-alvo, entre outros. Ainda, nesta etapa, será estruturada a terceirização; isto é, deve-se considerar que alguns 3PLs são melhores em transporte, outros em armazenagem ou em outras atividades; deve-se estabelecer os limites da terceirização. Qual o papel do prestador de serviços e, principalmente, qual será o papel da empresa nas atividades terceirizadas. São situações como essas que levam empresas a terem mais de um prestador de serviços logísticos.

3 – Relacionar os possíveis 3PLs, aqueles capazes de atender aos  requisitos. Não é muito frequente, mas desejável, a emissão de um formulário para informações a ser encaminhado a um número maior de operadores logísticos, a fim de preencherem e responderem para uma análise mais profunda.

4 – Especificação de processos, requisitos e tudo o que vai fazer parte do contrato. Apesar de todas as etapas terem relevância, essa é a mais significativa já que, neste momento, será definido qual serviço será prestado. Uma relação de absolutamente tudo deve ser feita. Não pode restar dúvidas ou indefinições. 

5 – Todas as propostas devem ter a mesma base; isto é, que os candidatos tenham entendido claramente qual o objeto e objetivo da terceirização, que tenham respondido exatamente sobre esses requisitos e, consequentemente, os custos associados.

6 – É sugerido que pelo menos duas empresas sejam consideradas após a análise. Elas passarão para a etapa de due diligence. Uma avaliação detalhada das operações das proponentes deve contemplar o contato com alguns de seus clientes. Além disso, uma entrevista com o executivo, inclusive, para negociações.

7 – Nesta etapa o prestador de serviços foi escolhido. Serão formalizados o contrato e a formação da equipe de implementação, que deve ser composta por profissionais que entendem o que está sendo contratado e que, preferencialmente, tenham participado de todo o processo de terceirização.

8 – Plano de implementação. É a fase do fitting, dos ajustes. É quando são estabelecidas todas as interfaces, incluindo relatórios dos sistemas de informação, ambientação da equipe operacional e adequação dos processos – aderência. Também se considera esta fase como preparação de infraestrutura, incluindo a apuração do desempenho operacional e modelo de acompanhamento dos indicadores (KPIs).

9 – Treinamento do pessoal. Está quase tudo pronto para a transferência das atividades ao 3PL. Mas, por falta de tempo e/ou comodidade, é frequente “pular” esta etapa. Repasse do processos e treinamento do pessoal operacional; momento  das revisões das instruções de trabalho e ajustes finais.

10 – Programa de melhoria. Com a operação implementada, vem a fase da melhoria contínua. É quando o 3PL tem sua experiência explorada na otimização e potencialização dos processos, níveis de serviço e, consequentemente, ganhos de produtividade. Aqui o benefício maior vem com a continuidade do contrato de prestação de serviços.

Website: https://connexxion.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Busca por regiões de luxo impulsiona setor imobiliário em SP

Com R$ 4,5 bilhões movimentados no 1º trimestre, imóveis de alto padrão em São Paulo…

18 horas ago

Potencial da Inteligência Artificial está além do uso básico, diz especialista

Adilson Batista analisa se realmente a sociedade aproveita todo o potencial da IA para construir…

18 horas ago

Viktória Cargas inicia processo de internacionalização com embarque para EUA

Empresa brasileira aposta em estratégia gradual com foco inicial no modal aéreo e planos de…

18 horas ago

Caminhoneiros se engajam contra a exploração sexual infantil

Caminhoneiros e caminhoneiras são sensibilizados a se engajar na prevenção e no enfrentamento da exploração…

18 horas ago

NICE firma acordo de colaboração estratégica com a AWS

Parceria foca em iniciativas conjuntas para aplicação de IA e automação em ambientes corporativos

18 horas ago

Panduit lança programa para canais no Brasil

Implementação do Panduit ONE Partner integra plano de expansão da empresa no país, que espera…

18 horas ago