Categories: noticias-corporativas

Maioria das empresas do mundo não sabem o porquê suas aplicações param de rodar

São Paulo /SP 17/2/2023 –

Estudo que revela as dores dos profissionais de operações de tecnologia de empresas do Brasil e do mundo alerta que 97% das companhias não contam com os insights necessários para garantir a qualidade dos serviços de aplicações de missão crítica

Os resultados do estudo State of application strategy XOps Edition, relatório da F5 construído a partir de entrevistas realizadas em 2022 com 500 profissionais das áreas operacionais de TI, Infraestrutura e Cyber Security de empresas de todo o mundo, incluindo 45 do Brasil, mapeia os desafios vividos pelos responsáveis por operações de cloud computing, segurança, desenvolvimento de aplicações e inteligência artificial de gigantes de tecnologia na era da multinuvem em todo o globo.

De acordo com a pesquisa, 97% dos entrevistados afirmaram não contar com as informações necessárias para garantir a qualidade de serviço de aplicações de missão crítica que são as plataformas responsáveis por fazer os negócios acontecerem.

O estudo analisa, ainda, as dificuldades de se avançar no modelo XOps, que agrupa equipes envolvidas em DevOps, Site Reliability Engineering (SER), SecOps e CloudOps, entre outras áreas. Rafael Sampaio, Solutions Engineer da F5 Brasil, explica que o conceito de XOps engloba dezenas de áreas que vão do DevOps (operações de desenvolvimento de aplicações) a AIOps (operações de inteligência artificial), passando por SER (Site Reliability Engineering) e CloudOps (operações de ambientes de computação em nuvem). “A complexidade dos ambientes digitais que suportam as aplicações de missão crítica é tal que, cada vez mais, os profissionais se especializam numa área ou até mesmo num tipo de ferramenta. Todas as áreas representadas pelo termo XOps buscam soluções de automação e orquestração que ofereçam uma visão unificada entre os times e entre uma grande variedade de ferramentas”, afirma Sampaio.

O executivo conta que essa abordagem consolida, por exemplo, a telemetria. “Mesmo que os dados operacionais sejam gerados por plataformas variadas, é possível padronizar as métricas de modo a apresentar, numa só interface, dados que fazem sentido imediato”.

Para o porta-voz da F5 Brasil, o resultado dessa estratégia pode ser a redução de horas para poucos segundos do tempo necessário para, num ambiente heterogêneo e distribuído, identificar, por exemplo, a causa raiz de um incidente de segurança. “A aceleração dos negócios digitais está levando as empresas brasileiras a estudarem as vantagens de se avançar de um nível operacional pontual para a visão de 360º que incorpora todo o XOps. Este estudo da F5 aponta os desafios desta jornada”, ressalta Rafael Sampaio.

O relatório da F5 revela ainda, que em uma resposta de múltipla escolha, 51% dos entrevistados disseram não ter informações sobre a causa raiz da lentidão, enquanto 46% confessam não saber se o que está por trás de um incidente é um ataque. Outros 33% afirmam não conseguir diferenciar os bots “do bem” – caso de bots do Google, por exemplo – de bots “do mal”, componentes de software usados para violar ou abusar da aplicação, roubando dados. “Fica claro que, embora as organizações contem com dezenas de soluções, o uso ineficiente da automação e orquestração coloca a empresa numa situação de vulnerabilidade, algo que tem impacto direto sobre os negócios”, resume Sampaio. “É o oposto do mundo ‘ágil’ tão buscado pelas empresas”, alerta o executivo.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

22 horas ago

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

22 horas ago

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

22 horas ago

Capacitação gratuita impulsiona o desenvolvimento sobre ESG

Recente levantamento do CRA-SP mostra que a maioria dos profissionais de Administração pretende adquirir mais…

22 horas ago