Categories: noticias-corporativas

Pesquisa revela canais preferidos para negociação de dívidas

São Paulo 1/12/2022 – O estudo mostrou que a maioria dos brasileiros inadimplentes se sente desrespeitado nos processos de cobrança

E-mail e WhatsApp são os canais preferidos para negociação de dívida, e PIX é a melhor forma de pagamento

Uma pesquisa realizada pela MFM Tecnologia em parceria com o Instituto Locomotiva, que apresenta um raio-x dos brasileiros em situação de inadimplência em 2022, mostra que tanto o uso de e-mails quanto o WhatsApp continuam sendo os canais preferidos para negociação de dívidas. Segundo o levantamento, houve uma queda no favoritismo destes canais, embora ainda liderem a preferência.

Em 2022, 23% dos entrevistados afirmam que preferem ser abordados para negociação de suas dívidas por e-mail. Em 2021 esse percentual era de 38%. Já o WhatsApp, caiu dos mesmos 38% em 2021 para 20% este ano. Apesar da queda, o aplicativo de mensagens se mantém em segunda melhor opção, de acordo com a pesquisa, e se torna a principal opção quando o assunto é reclamação: 17% dos entrevistados apontam o WhatsApp como principal canal pelo qual gostariam de utilizar para reclamar de problemas com uma compra. 

“O estudo mostrou que a maioria dos brasileiros inadimplentes se sente desrespeitada nos processos de cobrança. Isso acaba afetando a relação de longo prazo entre os consumidores e empresas. Por isso, é importante que as empresas invistam nos melhores canais para a negociação de dívidas”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Aplicativos próprios das empresas, atendimento presencial em lojas e ligações telefônicas aparecem na sequência como preferência do consumidor endividado, com ligeiro crescimento. “Esses números mostram que as empresas de cobrança podem investir na melhoria de atendimento nestes canais, uma vez que o consumidor tem preferências claras, o que facilita o processo de negociação”, destaca Luiz Sakuda, diretor de Inovação e Marketing da MFM Tecnologia.

O Pix lidera com folga a preferência por pagamento de dívidas. Ao todo, 28% dos entrevistados preferem pagar dívidas utilizando a transferência instantânea. Parcelamento em cartão de crédito e boletos aparecem em seguida com 25% e 23% respectivamente. O consumidor também prefere negociar suas dívidas diretamente com as empresas. Dois a cada três endividados preferem pagar seus débitos diretamente para as empresas que possuem dívidas.

E os juros fazem diferença na negociação. Para 31% dos entrevistados juros menores no parcelamento seria determinante para a negociação de dívidas. Um bom desconto para pagamento à vista é citado por 27% das pessoas como facilitador para uma negociação assertiva. 

O objetivo do levantamento é entender o fenômeno da inadimplência sob a ótica dos brasileiros no contexto do pós-pandemia A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 28 de setembro deste ano em todo o território nacional. Foram entrevistadas 1.020 pessoas, entre homens e mulheres maiores de 18 anos. 

A MFM é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções personalizadas para a operação e a gestão de processos de cobrança e de recuperação de crédito. Locomotiva é um instituto de pesquisa que trabalha para transformar dados em conhecimento e estratégia. Seus levantamentos mostram não apenas o retrato de um período, mas também trazem investigação de tendências e oportunidades de futuro.

Website: https://www.mfmti.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Hora extra lidera litígios trabalhistas e requer atenção redobrada das empresas

Complexidade nos cálculos e divergências sobre compensação de horas levam trabalhadores a recorrer à Justiça…

13 horas ago

Grandes players do Brasil revelam estratégias vencedoras durante o PL Connection

Evento reúne as maiores empresas do varejo brasileiro e debate como as novas tecnologias, aliadas…

13 horas ago

Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

A Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ) encena Don Quixote,…

13 horas ago

MSCI define o padrão para avaliar a integridade de projetos de carbono com o lançamento de novas classificações

O MSCI Carbon Project Ratings avalia de forma independente a integridade e os riscos dos…

13 horas ago

Botucatu recebe neste domingo, 22, o Arena Freestyle

Evento acontece no Aeroporto Municipal e irá definir o campeão da temporada 2024

13 horas ago

Apenas 11% das empresas se consideram Data Driven

Em uma era onde os dados se tornam protagonistas de estratégias em grandes empresas, apenas…

13 horas ago