Categories: noticias-corporativas

Professora explica sobre as oportunidades de carreira em Pedagogia

Araguari, MG 21/12/2022 –

O curso de Pedagogia prepara o aluno para uma variedade de possibilidades de atuação na Educação Infantil, primeiros anos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e áreas emergentes, como a Pedagogia Hospitalar, Social e Empresarial.

Com base na Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem da OCDE (TALIS), existe uma demanda crescente em todo o mundo por professores de alta qualidade para garantir que os jovens recebam as habilidades necessárias para prosperar no mundo do trabalho de amanhã. O relatório revela que, no Brasil, 94% dos professores dos anos finais do ensino fundamental concluíram a educação superior e mais de 95,1% acreditam que podem ajudar os alunos a pensar de forma crítica.

A licenciatura em Pedagogia é a principal porta de entrada para a carreira de professor, pois entende o impacto positivo que ambientes de qualidade e profissionais engajados têm no desenvolvimento da aprendizagem e prepara o aluno para uma variedade de possibilidades de atuação na Educação Infantil, primeiros anos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva e áreas emergentes, como a Pedagogia Hospitalar, Social e Empresarial.

A coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário IMEPAC, em Araguari (MG), Maria Teresa de Beaumont, explica que atualmente a carreira do pedagogo já contempla cursos de graduação tecnológica, como o Tecnólogo em Processos Escolares, que capacita profissionais para atuarem nos processos administrativos das escolas e darem apoio às atividades da área de educação, a licenciatura em Pedagogia, para a formação de professores e Pós-Graduação lato sensu, por exemplo em Gestão Escolar, que capacita o profissional para atuar em instituições de educação básica, desenvolvendo funções de direção, supervisão, coordenação pedagógica e orientação educacional e stricto sensu, para atuar na área acadêmica e de pesquisa.

Maria Teresa reforça que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais habilidades e competências que serão trabalhadas ao longo da formação do pedagogo, como comunicação, trabalho em equipe, criatividade, vontade de continuar aprendendo, olhar atento e sensibilidade às necessidades de aprendizagem do outro, abertura para a inovação, flexibilidade e adaptabilidade às mudanças, uso das tecnologias contemporâneas de informação e comunicação, empatia, organização e visão sistêmica dos processos educacionais.

Em relação ao mercado de trabalho, a pedagoga destaca, primeiramente, as oportunidades na docência e também na gestão. “As escolas, tanto as públicas, quanto as privadas, têm procurado cada vez mais por professores e gestores capazes de garantir a aprendizagem dos alunos”, afirma Maria Teresa. Em segundo lugar, a área empresarial: “O pedagogo, no RH de uma empresa que tem esse setor bem estruturado, auxilia os administradores e psicólogos no recrutamento e seleção dos colaboradores. Depois disso, o profissional fica responsável por planejar, executar e avaliar o aperfeiçoamento dos funcionários. O que envolve treinamentos, palestras, oficinas, cursos, dentre outros, que são organizados e avaliados pelo pedagogo. Ele pode ajudar, também a manter o bom clima organizacional, com a implementação de programas de engajamento do colaborador na empresa”, explica a coordenadora do IMEPAC.

Outras áreas interessantes de atuação do pedagogo, mas ainda pouco exploradas, são hospitais (principalmente brinquedotecas hospitalares), empresas de tecnologia (na consultoria da produção de softwares e jogos educativos) e indústrias de brinquedos. No município de Araguari há, ainda, a atuação de pedagogos sociais que atuam junto à Secretaria Municipal de Ação Social, com um trabalho de assistência e acompanhamento a famílias, podendo, também, realizar trabalhos assistenciais desenvolvidos em ONGs.

Website: https://imepac.edu.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Estudo aponta dados de sondagem da indústria da construção

Segundo dados apresentados no Portal da Indústria, no relatório Sondagem Indústria da Construção de agosto…

12 horas ago

Fórum Paulista de Surf 2024 acontece no COB Expo

Evento gratuito discute evolução do surfe no Brasil e oferece oportunidades de formação para árbitros…

12 horas ago

O Mid-Year Consumer Outlook: Guide to 2025 da NielsenIQ revela catalisadores para mudança nos verticais mais importantes em diversos setores

Aumento do empreendedorismo, com 64% dos entrevistados buscando ativamente fluxos de renda adicionaisDecisões de compra…

12 horas ago

Experience Summit reúne profissionais em Vitória (ES)

Evento organizado pelo ABC Experience, programa de relacionamento com especificadores criado pela ABC da Construção,…

12 horas ago

Zambon recorre ao Kinaxis para aumentar a transparência em toda a cadeia de suprimentos global

Empresa farmacêutica multinacional italiana busca obter clareza em meio à complexidade após a expansão do…

12 horas ago