São Paulo, SP 10/11/2022 – O excesso de gordura, além de aumentar os hormônios masculinos que estimulam o aparecimento e crescimento da doença, diz oncologista.
Fatores hereditários e afrodescendência exigem que exames preventivos sejam antecipados em dez anos. Segundo a Hemomed, para alguns tipos de câncer de próstata a imunoterapia tem respondido com excelentes resultados
A saúde do homem tem como maior ameaça o câncer de próstata, que no Brasil é o principal tipo de tumor que atinge esse público, com quase 30% dos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ou algo acima de 65 mil casos ao ano. Por isso, a campanha do Novembro Azul é alerta importante para sensibilizar esse público sobre a importância da visita anual ao urologista a partir dos 50 anos, sendo que para homens negros ou quem tenham histórico familiar, o rastreamento deve começar a partir de 40 anos.
De acordo com a oncologista Fauzia Naime, da Hemomed, a imunoterapia, tratamento biológico, aumenta a resposta imune do paciente. Pela terapêutica, ocorre estímulo das células de defesa de modo que reconheçam e destruam o tumor.
Exceto a população com risco genético evidenciado, existem riscos evitáveis para a doença. A obesidade é um deles e está associada não só ao maior risco de câncer de próstata, mas também a tipos tumorais mais avançados e agressivos. “O excesso de gordura, além de aumentar os hormônios masculinos que estimulam o aparecimento e crescimento da doença, ainda liberam radicais livres que danificam as células saudáveis”, diz a doutora Fauzia, que reforça que dietas ricas em gordura devem ser evitadas como hábito de prevenção.
Ainda, segundo a especialista, como novidade para tratamento, a imunoterapia com pembrolizumab pode ser considerada apenas para pacientes com tumores que apresentarem alterações moleculares específicas, classificadas como MSI-H.
O que é próstata
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. Tem a função de produzir uma secreção fluída para nutrição e transporte dos espermatozoides. A próstata produz PSA que mantêm a fluidez do líquido seminal, possibilitando assim a movimentação livre dos espermatozoides. O problema mais comum que pode ocorrer na próstata é a HPB (hipertrofia prostática benigna) que é o aumento da próstata e o câncer de próstata. O tratamento será definido conforme o estágio da doença e quanto antes for diagnosticada, maiores as chances de sucesso.
Website: http://www.hemomed.com.br