14/12/2022 –
Especialista explica a importância da qualificação e possibilidades de atuação no setor
O volume de tintas comercializado pela indústria brasileira chegou a 1,71 bilhão de litros em 2021, ante 1,62 bilhão de litros em 2020. Os dados da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) apontam um crescimento de 5,8%, sendo que em 2020 o aumento já era de 3,5%. O mercado aquecido impulsiona novas oportunidades para o pintor de parede, um profissional especializado em preparar e aplicar tintas.
Trabalhador da construção civil, o pintor pode tanto prestar serviços a empresas do ramo, como empreiteiras, como atuar de forma autônoma, em obras particulares. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre fevereiro de 2020 e agosto de 2021, houve um aumento na demanda digital pelos serviços de pintor de 51,9%. O dado representa a variação de buscas por esta atividade no Google.
Outro dado curioso é que o Brasil possui um dos cinco maiores mercados de tinta do mundo e soma-se a este fato uma tendência que despontou na pandemia: as pequenas reformas. Com as pessoas passando mais tempo em casa, as reformas residenciais aumentaram 57% em 2020, segundo levantamento do GetNinjas. Outra pesquisa, realizada pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas, identificou que 68% dos entrevistados fizeram algum tipo de reforma entre 2020 e 2021.
Para Wanderson Medeiros, profissional que atua no Brasil e nos Estados Unidos, no exterior o serviço segue em crescimento. “Podemos observar que o mercado americano vem crescendo a cada ano, oferecendo oportunidades de crescimento financeiro e profissional aos que se qualificam”.
A afirmação do profissional pode ser comprovada a partir dos dados divulgados pelo Bureau de Estatísticas do Trabalho nos EUA, que mostra que na área de Pintores de construção e manutenção a quantidade de vagas projetadas a cada ano para esses profissionais é de 31.600, com média salárial de R$21,92 por hora.
Mesmo com as oportunidades latentes, o ramo da pintura tem escassez de profissionais habilitados no mercado brasileiro e norte americano, segundo Medeiros. Para o especialista em pintura a qualificação deve ser incentivada.
“O trabalho de um pintor da área da construção civil requer muita atenção desde a preparação do trabalho até sua finalização, além de olhar técnico e uso de equipamentos apropriados”, afirma. Segundo Medeiros, que possui mais de 10 anos de experiência na área, um profissional especializado consegue identificar diferentes texturas de uma parede, por exemplo, e sabe quais materiais aplicar em casos de reparos antes da pintura.
Muito além de pincel e rolo, a profissão de pintor também foi aprimorada com novas tecnologias. O uso de máquina de spray airless (sem ar) é um exemplo de ferramenta que pode ser usada para pinturas no exterior e no interior, aponta Medeiros. Neste método, a pintura é mecanizada com pulverização por alta pressão, o que, além de reduzir o tempo do serviço, confere melhor acabamento, uma vez que será menor o número de demãos e não haverá emendas.
O profissional também ressalta que a área de pintura comercial não se restringe a casas e apartamentos. “Marcações das sinalizações nas ruas, estradas, estacionamentos, entre outros, também são [atividades] realizadas por profissionais desta área”.
Dfns, a plataforma líder de carteira como serviço para ativos de criptomoedas, fechou com sucesso…
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em…
O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as…
Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos…
Evento online será conduzido pelo Engenheiro Rogério Balbinot, especialista com décadas de atuação em SST…
Casas de repouso de alto padrão estão crescendo por todo o Brasil. Elas oferecem serviços…