10/4/2023 – Quando nos especializamos em um mercado, conseguimos atender o nosso cliente na especificidade da sua dor, o que gera grande satisfação e fidelidade
Em média, 46% dos brasileiros desejam iniciar o próprio negócio; Diego Shimohirao, CEO da Meu Kimono, explica as principais características do empreendedorismo de nicho
Um levantamento realizado pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), maior pesquisa de empreendedorismo no mundo, revelou que quase metade (46%) dos brasileiros querem ser donos do próprio negócio. Este é o terceiro maior sonho da população. Enquanto isso, apenas 32% dos entrevistados manifestaram o desejo de construir uma carreira em uma empresa.
Os motivos para empreender são muitos, mas “fazer a diferença no mundo” (76%) e “ganhar a vida” (77%) em um mercado de trabalho desafiador foram as principais razões elencadas pelos participantes, conforme publicação do jornal O Tempo.
Dentre as opções mais atrativas para empreendedores, uma em particular tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos: o mercado de nicho, um segmento com um potencial ainda pouco explorado, afirma Diego Shimohirao, CEO da Meu Kimono, loja de kimonos para prática de artes marciais.
Segundo Shimohirao, é comum que haja diversas dúvidas com relação ao tema: “Como funciona o mercado de nicho?”, “Quais as características desse mercado?” e “Como profissionais que atuam neste segmento podem desenvolver estratégias de vendas e de marketing?” são as principais questões.
Ele explica que, ao escolher um ramo de atuação, é normal que as pessoas busquem apenas pelo tamanho do mercado, esquecendo que, quanto maior o mercado, maior a concorrência. “A possibilidade de ter fortes players e bem estruturados é grande, contudo, torna-se mais desafiador ao empreendedor”.
Para o empresário, tão importante quanto mensurar o tamanho do setor, é mensurar a concorrência. “As chances de ter sucesso trabalhando em um mercado de nicho são muito maiores do que um mercado generalista, principalmente quando falamos de um pequeno empreendedor”.
Diego Shimohirao destaca que, quando o empreendedor é especializado em um mercado, conhece mais profundamente sobre ele, seus produtos, necessidades e carências. Desta forma, consegue se destacar e tornar-se autoridade no nicho escolhido.
“Quando nos especializamos em um mercado, conseguimos atender o nosso cliente na especificidade da sua dor, o que gera grande satisfação e fidelidade”, afirma
A título de exemplo, Shimohirao conta que, antigamente, quando o cliente começava a praticar uma arte marcial, tinha que comprar o kimono que encontrava. Segundo ele, a proposta da Meu Kimono é atender a este cliente oferecendo uma variedade de produtos de forma que ele possa escolher um kimono, não somente com as características técnicas necessárias, mas também com o design – cor, patch, bordado – que seja de seu agrado.
“Hoje, o kimono deixou de ser um uniforme de luta e passou a ser um artigo de moda”, pontua. “Para os empresários que pensam em atuar com o mercado de nicho, vale lembrar que não conseguimos ser bons em tudo, mas podemos ser especialistas em um mercado elevando o nível do nosso conhecimento sobre um determinado nicho”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://www.meukimono.com.br/
Website: https://www.meukimono.com.br/
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