Food Service: uso de tecnologia impulsiona o crescimento

O crescimento de empresas que investem em tecnologia está cerca de 60% acima de suas concorrentes “sem inovação”, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela TNS Research e divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Segundo o estudo, o aumento da receita é acompanhado de otimização de processos, redução de custos e agilidade no desempenho de tarefas, resultados obtidos a partir do uso de inteligência artificial (IA) e Big Data e implementação de ferramentas de Customer Relationship Management (CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Hugo Leite, CEO da MHI Sistemas, afirma que o cenário atual para o setor de Food Service (alimentação fora do lar) é de digitalização. “Essa prática trouxe agilidade nos processos, controle de custos e melhores experiências para os clientes. O mercado está mais exigente, e os estabelecimentos que se estruturam com ferramentas de gestão têm mais chances de prosperar”.

Para o empresário, a transformação digital mudou a forma como os negócios operam e se relacionam com os clientes. “Hoje, é impensável gerir um restaurante sem controle de estoque automatizado, dashboards de vendas, integração com delivery e canais digitais. Essa mudança reduziu a informalidade no setor, facilitou o acesso a indicadores em tempo real e aumentou a competitividade”.

Segundo Leite, o gestor moderno precisa de dados confiáveis para tomar decisões rápidas e a tecnologia tem capacidade de entregar exatamente isso. “A automação elimina tarefas manuais, reduz desperdícios e melhora o tempo de resposta. O controle automatizado do estoque evita compras desnecessárias, o uso de sistemas como o KDS na cozinha melhora a organização dos pedidos, enquanto a comanda eletrônica e os totens agilizam o processo no atendimento. Tudo isso contribui para uma operação mais enxuta e eficiente”.

Tendências tecnológicas no Food Service

De acordo com Hugo Leite, as ferramentas de gestão mais utilizadas por restaurantes, bares e lanchonetes atualmente são sistemas ERP especializados para controle de vendas, compras, estoque, produção e financeiro, plataformas de Business Intelligence (BI), aplicativos de autoatendimento e Kitchen Display Systems (KDS, ou Sistema de Display de Cozinha) e integrações com plataformas de delivery.

O CEO da MHI Sistemas esclarece que uma presença digital ativa em redes sociais, Google Meu Negócio e WhatsApp Business, campanhas segmentadas de Meta Ads e Google Ads, programas de fidelidade integrados aos sistemas de venda, Marketing de conteúdo com foco em gastronomia e experiência e análises de comportamento do consumidor são as estratégias digitais mais eficazes para atrair e reter clientes no segmento.

Conforme dados divulgados pela Abrasel em março, a popularização do WhatsApp como canal de pedidos tem impulsionado o uso de IA no atendimento. Segundo levantamento da entidade, 38% dos estabelecimentos já utilizam algum nível de automação em 2025, 21% combinam bots com atendimento humano e 17% operam exclusivamente com inteligência artificial.

“A inteligência artificial aplicada à gestão e atendimento automatizado, como agentes financeiros, compras, cotação, atendimento, menu digital com recomendação personalizada, painéis avançados de performance (BI), com foco em rentabilidade e produtividade e automação de marketing com base no comportamento de consumo estão entre as tendências tecnológicas que devem transformar ainda mais o setor nos próximos anos”, conclui o empresário.

Para mais informações, basta acessar: https://www.mhi.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Tapetes: limpeza ajuda a prevenir alergias, diz especialista

Manter os ambientes limpos e arejados é essencial no outono. Especialistas da Dr. Lava Tudo…

14 horas ago

Eventos ganham apoio fiscal e crescem em 2025

Com a sanção da nova fase do Perse, o setor de eventos no Brasil recebe…

14 horas ago

FIDI abre vagas para médicos ultrassonografistas

Instituição especializada em diagnóstico por imagem contrata médicos especialistas em ultrassonografia em Santa Catarina

14 horas ago

Inscrições abertas para o Prêmio Arte na Escola Cidadã

Iniciativa busca valorizar os arte-educadores de todo país, que podem enviar seus projetos até o…

14 horas ago

Agrotalk Show 2025 debate agro, economia e mercado global

Agrotalk Show 2025 reunirá especialistas, produtores rurais, executivos do setor e autores para discutir os…

14 horas ago

ABB integra megaprojeto de aço verde da Tata Steel

Empresa vai automatizar unidade de decapagem de planta no Reino Unido, que recebe investimento bilionário…

14 horas ago