Categories: noticias-corporativas

Como a análise de dados está moldando o futuro na mobilidade urbana

São Paulo, SP 26/6/2023 –

A crescente importância da análise de dados na transformação dos negócios e da mobilidade urbana destaca a necessidade urgente de lidar com a predominância de dados não estruturados.

A análise de dados tem desempenhado um papel cada vez mais crucial na transformação de negócios, estratégias, em áreas do convívio em sociedade e até na mobilidade urbana. À medida que as cidades enfrentam desafios relacionados ao tráfego e demanda crescente por transporte eficiente, a utilização assertiva de dados se torna essencial para moldar o futuro dos deslocamentos, principalmente nas grandes cidades. Apesar de ser de extrema importância para as empresas de todo o mundo que essas informações estejam corretas e organizadas, a International Data Corporation (IDC) aponta que até o final de 2025, é esperado que 80% dos dados mundiais sejam dados não estruturados. 

 

Com informações em mãos, é possível que organizações e instituições do setor de transportes tenham acesso a padrões importantes sobre deslocamento, horários de pico, demanda por serviços específicos e rotas preferenciais. Dessa maneira, apps de mobilidade urbana podem otimizar as rotas de transporte, reduzindo atrasos e evitando congestionamentos. Além disso, podem ajustar a oferta de serviços para atender à demanda em tempo real, fornecendo maior eficiência e qualidade para os usuários. 

 

Executivos e gestores da área de mobilidade urbana também são beneficiados com a análises de dados, pois conseguem tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Ao utilizar números precisos sobre o comportamento dos usuários, demanda por serviços, custos operacionais e outros indicadores relevantes, é possível identificar tendências, antecipar necessidades e desenvolver soluções inovadoras. A tomada de decisões baseada em dados também ajuda a priorizar investimentos, melhorar recursos de forma eficiente e toda qualidade dos serviços de transporte. 

 

A análise de dados permite que as empresas de mobilidade urbana personalizem, ainda, a experiência do passageiro e motorista, adaptando as preferências individuais e as necessidades de cada usuário. Com base nas informações coletadas, podem oferecer recomendações personalizadas de rotas, horários e modos de transporte, proporcionando uma experiência mais conveniente. Além disso, os dados permitem o desenvolvimento de aplicativos e plataformas de mobilidade e o pagamento eletrônico, por exemplo. 

 

Com o monitoramento de dados em tempo real, também encontramos a possibilidade de identificar áreas de risco, pontos de congestionamento e comportamentos inadequados dos usuários, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz.  

 

A análise de dados está transformando a mobilidade urbana, capacitando os executivos do setor a tomar decisões mais informadas e estratégicas. Ao utilizar dados precisos, é possível otimizar rotas e serviços, personalizar a experiência do usuário, melhorar a segurança e promover uma mobilidade de qualidade. Esse gerenciamento de informações molda o futuro dos deslocamentos urbanos e empresas e instituições que não souberem aproveitar esses ativos, certamente ficarão para trás e perderão vantagem competitiva no mercado. 

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Inteligência Artificial: empresas se preparam para 2025

De acordo com o relatório da BCG – Boston Consulting Group, o uso de Inteligência…

18 horas ago

VentureOne da ATRC lança a QuantumGate para a proteção dos dados na era quântica na CyberQ

Novo empreendimento revela um conjunto avançado de produtos de segurança de dados para proteger ativos…

18 horas ago

Pilares da sustentabilidade focam em soluções na gestão do lixo eletrônico

A proposta é buscar que um volume cada vez maior de lixo eletrônico não vá…

18 horas ago

Marketing de influência ganha força para 2025

Em 2025, o marketing de influência prioriza autenticidade, responsabilidade social e inovação tecnológica. Marcas e…

18 horas ago

Venda de ingresso online: tecnologia que impulsiona eventos

A venda de ingressos online, com projeção de US$ 101,94 milhões até 2029, reforça a…

18 horas ago

PUMA apresenta sua Vision 2030: aumentar o impacto no clima, na circularidade e nos direitos humanos

A empresa esportiva PUMA anunciou suas novas metas de sustentabilidade Vision 2030, que ampliam o…

18 horas ago