Categories: noticias-corporativas

Nutrição integrativa analisa corpo e mente de forma conjunta

30/1/2023 –

Autorizada pelo Ministério da Saúde e regulamentada pela Resolução CFN nº 679 do Conselho Federal de Nutrição, a prática procura entender e tratar as causas dos problemas para além dos sintomas

A Nutrição Integrativa foi regulamentada pelo Conselho Federal de Nutrição através da Resolução CFN nº 679, de 19 de janeiro de 2019, documento que apresenta parâmetros para o exercício de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) especificamente por nutricionistas.

O tratamento busca encontrar as melhores alternativas para o paciente através do equilíbrio entre corpo e mente. Para os profissionais que atuam com as técnicas de nutrição integrativa, é essencial conhecer o paciente, seu estilo de vida e alimentação para, então, por meio de ferramentas personalizadas, conscientizar e oferecer as melhores soluções para o indivíduo.

Especialista no tema, a nutricionista Dra. Fernanda Fernandes Lazzaron Galante afirma que “o foco no paciente” é a base da nutrição integrativa. “Não olhamos para a doença, mas sim para a saúde. É um tratamento que visa, em especial, a prevenção de doenças. Além disso, o tratamento é sistêmico”, afirma. 

E, ainda, segundo a nutricionista, é preciso olhar “para tudo que pode estar adoecendo o paciente: emoções, estilo de vida, sono inadequado, alimentação, intoxicações por toxinas ambientais e metais tóxicos, parasitoses etc.”.

De acordo com a Dra. Galante, para complementar a prática, dependendo do paciente, são usados testes biofísicos para mapear possíveis desordens. Segundo ela, também são indicados a terapia floral, aromaterapia, fitoterapia, medicina chinesa, dietoterapia chinesa, entre outros.

Vale ressaltar que o Conselho Federal de Nutrição reforçou sua posição a favor da prática, inclusive no SUS. Em carta aberta, publicada no ano passado, a entidade afirma que 78% dos municípios brasileiros estão aptos a oferecer essa e outras modalidades integrativas com o intuito de ampliar os cuidados, prevenção de doenças e promoção da saúde.

Por fim, a nutricionista comenta os principais resultados obtidos a partir deste tipo de tratamento nutricional. “Com esse olhar sistêmico e amplo, conseguimos detectar o que, de fato, está levando o paciente ao adoecimento. Como disse acima, não tratamos o sintoma, mas sim a causa”, conclui.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

17 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

17 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

17 horas ago

Entidades lançam manifesto a favor da pauta ASG na graduação

Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…

17 horas ago

Workshop com o ator da Globo prepara atores para o cinema

O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…

17 horas ago

Faculdade de medicina promove 2ª Conferência do SUS

A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…

17 horas ago