17/3/2023 – Cada sazonalidade traz comportamentos que são acompanhados por inúmeras demandas de consumo
Bruno Darolt, CEO e fundador da BD Consultoria, explica como as empresas podem se preparar para as datas sazonais, em que o e-commerce tem maior potencial de venda
Em todo o mundo, a compra de produtos e serviços tende acontecer, cada vez mais, pela modalidade digital. Segundo o relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% até 2025. No Brasil, as vendas por meio de canais digitais devem aumentar 95% nos próximos dois anos, de acordo com o mesmo estudo.
Além das compras do dia a dia, um número crescente de pessoas têm apostado no e-commerce em datas sazonais, eventos específicos do ano em que os consumidores tendem a comprar ainda mais.
Bruno Darolt, CEO e fundador da BD Consultoria – empresa especializada em vendas on-line, destaca que há uma série de datas sazonais para além das mais conhecidas. Ele lista as datas que oferecem oportunidades de negócios nos tópicos a seguir:
1 – Ano Novo
7 – Dia do Leitor
19 – Dia do Cabeleireiro
21 – Dia Mundial da Religião
30 – Dia da Saudade
31 – Dia do Mágico
1 – Dia do Publicitário
14 – Valentine’s Day
19 – Dia do Esportista
21 – Carnaval
8 – Dia da Mulher
17 – Dia de São Patrício
20 – Início do Outono
25 – Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+
7 – Dia Mundial da Saúde
9 – Páscoa
23 – Dia Mundial do Livro
4 – Dia de Star Wars
14 – Dia das Mães
25 – Dia do Orgulho Nerd
28 – Dia Mundial do Hambúrguer
5 – Dia Mundial do Meio Ambiente
12 – Dia dos Namorados
15 – Corpus Christi
21 – Início do Inverno
28 – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
10 – Dia da Pizza
13 – Dia Mundial do Rock
15 – Dia do Homem
19 – Dia Nacional do Futebol
30 – Dia Internacional da Amizade
13 – Dia dos Pais
15 – Dia da Informática
19 – Dia Mundial da Fotografia
5 – Dia dos Irmãos
15 – Dia do Cliente
22 – Início da Primavera
30 – Dia da Secretária
1 – Dia Internacional da Música
4 – Dia Mundial dos Animais
9 – Dia do Atletismo
12 – Dia das Crianças
15 – Dia dos Professores
30 – Dia da Decoração
31 – Halloween
1 – Dia Mundial do Veganismo
11 – Single’s Day
20 – Dia da Consciência Negra
24 – Black Friday
28 – Cyber Monday
21 – Início do Verão
25 – Natal
Como vencer a concorrência nas datas sazonais?
Darolt afirma que é possível aproveitar as datas sazonais com maior potencial de venda para faturar mais. Para tanto, é preciso se sobressair à concorrência: “Para ganhar destaque em um cenário com grande concorrência, vale apostar em tráfego pago para divulgar as melhores ofertas”, explica. Visto que a demanda de busca aumenta, o tráfego pago será essencial para que você apareça antes do concorrente”, complementa.
Ele ressalta que é necessário redobrar a atenção com relação à oferta, tanto em preço quanto em apresentação: “O tráfego aumenta as visitas, mas o que pode aumentar a sua taxa de conversão é uma boa oferta”.
Como se preparar para as datas sazonais?
Segundo Darolt, o planejamento é a peça-chave para aproveitar as datas sazonais, mas é preciso refletir sobre os comportamentos frente às datas em questão. “Cada sazonalidade traz comportamentos que são acompanhados por inúmeras demandas de consumo. Tendo em vista essas demandas, eu recomendo estudar os itens mais buscados dentro dos principais e-commerces da América Latina”, indica.
O CEO da BD Consultoria ressalta que fazer esse trabalho manual pode ser trabalhoso, por isso, ele afirma que uma alternativa é contar com o apoio de uma consultoria especializada. “Através de uma ferramenta voltada especificamente para vendedores de Mercado Livre, você consegue estudar categorias mais vendidas e também os concorrentes”, afirma.
Para mais informações, basta acessar: https://bdconsultoria.com/
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