Portal Comunique-se

Brasil sobe uma posição no Ranking de Competitividade

O Brasil subiu uma posição e deixa pela primeira vez a vice lanterna, à frente do Peru e Argentina

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Vila Mariana, SP 3/2/2023 – “Faz com que mantenhamos a esperança num futuro melhor para os negócios no Brasil”

O Brasil subiu uma posição e deixa pela primeira vez a vice lanterna, à frente do Peru e Argentina

Segundo o Ranking de Competitividade Brasil (2021-2022), produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil subiu uma posição e deixa pela primeira vez a vice lanterna, à frente do Peru e Argentina.  O Ranking, que é realizado desde 2010, avalia o desempenho de empresas brasileiras frente ao setor empresarial de outros 17 países e, para analistas, o resultado aponta esperança num futuro melhor para os negócios no Brasil. 

O relatório da CNI constata que o Brasil apresentou uma discreta melhora em sua competitividade, subindo da 17ª para a 16ª colocação. O resultado do crescimento está alicerçado numa melhora do financiamento, tributação e ambiente de negócios comparativamente ao desempenho médio dos 18 países que integram o universo do estudo. Outro motivo do avanço se deve à redução da competitividade do Peru em decorrência das consequências da Covid-19.  

O resultado do Ranking mostrou em 1º lugar: Coreia do Sul, seguido por Canadá; Austrália; China; Espanha; Polônia; Tailândia; Rússia; Chile; Turquia; África do Sul; Indonésia; México; Índia; Colômbia; Brasil (16º); Peru; Argentina. 

Segundo o estudo, as melhorias apresentadas pelo Brasil foram: menor taxa de juros básica da economia nas últimas duas décadas, de 2% ao ano em 2022; e nos quesitos tecnologia e inovação alcançando a 9ª posição, e em educação, com a 10ª posição. No cálculo final, a média apresentada pelo Brasil resultou uma evolução de 4,02 para 4,19, o que representa um crescimento da ordem de 4,3%, o que garantiu subir uma posição no Ranking da CNI. 

Ao analisar a performance do Brasil no Relatório de Competitividade, o professor Álvaro Francisco Fernandes Neto, doutor em Administração e professor do Curso de Ciências Contábeis da UniPaulistana, disse que o cenário está longe do ideal, mas que em virtude das inúmeras dificuldades que os empreendedores e gestores brasileiros se deparam no dia a dia, o avanço na competitividade, mesmo que de pequena monta, é um diferencial positivo para a economia do país. “Faz com que mantenhamos a esperança num futuro melhor para os negócios no Brasil”, concluiu o especialista em administração. 

Website: https://www.unipaulistana.edu.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner