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Como o YouTube pode auxiliar o marketing médico?

São Paulo- SP 14/2/2023 – Todos os meses, milhares de pessoas acessam o YouTube em busca de informações, que também podem incluir orientações de saúde.

Segundo pesquisa, o YouTube é o segundo maior buscador dos usuários de redes sociais. Especialista em Marketing Médico, Márcia Wirth, dá dicas para médicos que desejam criar conteúdos na plataforma.

Hoje existem diferentes ferramentas digitais que podem servir como ponte entre profissionais que desejam oferecer conteúdo informativo sobre a área em que atuam e seu público-alvo. O marketing digital é uma área que propõe estratégias de divulgação por diversos meios digitais, sendo que as redes sociais são uma das principais ferramentas utilizadas. Segundo a pesquisa Digital 2022, realizada em parceria com We Are Social e Hootsuite, 58,7% da população mundial utiliza alguma rede social.

Nesse sentido, o uso das redes sociais pode ser uma opção interessante para aqueles que buscam maior alcance de público. O YouTube, por exemplo, é uma plataforma de vídeos que permite a qualquer um criar e publicar conteúdos que podem ser acessados por todos. De acordo com a análise de tendências de consumo, sete em cada dez entrevistados, da pesquisa YouTube Vibes, dizem que a ferramenta os ajudam a descobrir algo novo.

Para Márcia Wirth, especialista em Marketing Médico e Experiência do Paciente, a plataforma de vídeos pode ser uma ferramenta aliada para os profissionais da saúde. “O vídeo é um dos recursos mais poderosos do marketing digital. Profissionais da área médica podem disponibilizar aos seus pacientes, por exemplo, vídeos de orientações e recomendações para pós consulta ou pós-operatório. Isso cria autoridade e, principalmente, vínculo com seu público”, comenta.

Considerando que o YouTube é uma fonte de informações, como evidenciado pelos dados do relatório Digital 2022, no qual 67,9% dos entrevistados disseram que utilizam essa rede social também como ferramenta de busca. De acordo com a especialista em Marketing Médico, atualmente um profissional da área médica deve cogitar sua presença em redes sociais como um complemento das suas atividades médicas e também como fonte de informações para os seus pacientes.

Além de uma forma de conhecimento e, também, entretenimento, o Relatório de Impacto da Oxford Economics aponta que 85% dos usuários no Brasil concordam que o YouTube impactou positivamente na saúde mental e bem-estar físico desde o início da pandemia. Todos os meses, milhares de pessoas acessam a plataforma em busca de informações, que também podem incluir orientações de saúde.

Dentro desse cenário, a profissional de marketing destaca algumas dicas práticas que podem ajudar profissionais da área da saúde a criar conteúdos para o YouTube, de modo a disseminar mais informações com viés profissional:

  1. Produzir conteúdo segundo a matriz de negócios (não segundo a especialidade) e para uma persona definida;
  2. Treinar habilidades de persuasão e argumentação;
  3. Criar conteúdo especificamente para o YouTube, com suporte de uma equipe profissional;
  4. Escrever os roteiros dos vídeos que serão gravados;
  5. Optar por diferentes formatos: listas, desafios, narrativas, reviews e explicativos;
  6. Antes de publicar o conteúdo é importante deixar o canal preparado: criar o banner do canal, acrescentar uma chamada para ação convidando o usuário a inscrever-se, explicitar a frequência de postagens;
  7. Ao programar cada vídeo, procurar fazer o trabalho de SEO para indexação na busca do Google;
  8. Customizar o canal e maximizar a performance, criando playlists e fazendo um trailer de boas-vindas e de apresentação do canal;
  9. Implementar uma campanha de Google Ads para captar inscritos;
  10. Empregar todos os recursos que a rede social oferece: stories, lives, estreias, postagens na comunidade.

Website: https://www.marciawirth.com.br

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DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

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