Categories: noticias-corporativas

Como o varejo pode se preparar para a queda do consumo

9/3/2023 – É possível fazer o racionamento de mercadorias, além de estimar uma quantidade razoável na hora do investimento. Assim, não ocorrerá um prejuízo maior

Diego Roque, responsável pela Ninja Brindes, explica como o comércio varejista pode se preparar para a estimativa que aponta a desaceleração no consumo das famílias em 2023

O consumo das famílias brasileiras deve cair de 4,2% em 2022 para cerca de 1,4% em 2023, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) compartilhados pelo site O Especialista. O fenômeno é resultado de elementos como a inflação brasileira, que chegou a um ritmo anualizado de 12,4%, a inflação de bens industrializados, que chegou a 14,2%, e a de serviços, que ficou em 10,5%. 

As expectativas de consumo das famílias em 2023 serão influenciadas por diversos fatores, como a estabilidade econômica, a confiabilidade e a eficiência dos serviços públicos, a qualidade de vida, o nível de renda, a facilidade de acesso aos produtos e serviços e a disponibilidade de crédito.

Além disso, novas tecnologias, como a IA (Inteligência Artificial), podem oferecer novas formas de consumo, permitindo a personalização dos serviços de acordo com as necessidades e o perfil de cada consumidor. Apesar da expectativa negativa, o consumo das famílias pode aumentar e se diversificar, com foco na experiência do usuário.

Diego Roque, responsável pela Ninja Brindes, chama a atenção para o fato de que devido ao Carnaval, dentre outros eventos que ocorrem nessa época do ano, acontece uma diminuição natural da expectativa de consumo, pois é comum que os consumidores foquem em suas necessidades a fim de adquirir um objetivo maior”.

Além disso, Roque destaca que, devido às viagens que ocorrem no período, muitas famílias estão concentradas em ambientes mais tranquilos, longe da necessidade de consumo.

Como o comércio varejista pode se preparar para este cenário?

Na visão do responsável pela Ninja Brindes, o comércio varejista deve se preparar para a estimativa que aponta uma desaceleração no consumo das famílias em 2023. Para tanto, é possível fazer o racionamento de mercadorias, além de estimar uma quantidade razoável na hora do investimento. Assim, não ocorrerá um prejuízo maior do que o esperado, caso haja uma oferta maior do que a demanda.

Ainda segundo Roque, outro ponto que os varejistas podem levar em conta é encontrar um público-alvo para épocas como esta, de expectativa de desaceleração. “Prepare-se para manter o lucro com esse novo público alterando o foco de suas vendas”, propõe.

Para mais informações, basta acessar: https://www.ninjabrindes.com.br/

Website: https://www.ninjabrindes.com.br/

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Rigaku anuncia o STAvesta, um analisador térmico feito sob medida para o desenvolvimento de materiais de última geração

Favorece uma ampla gama de usuários, de iniciantes a especialistas, atendendo a uma ampla variedade…

5 horas ago

Esri lança nova experiência de e-commerce para dados demográficos

Organizações podem adquirir conjuntos de dados atualizados e confiáveis, que abrangem desde o censo até…

5 horas ago

Conectividade tão versátil quanto a aeronave, Internet Starlink de alta velocidade, agora disponível para o Cessna Caravan

A Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE: TXT), anunciou hoje uma solução…

1 dia ago

RevBits, LLC expande sua presença na América do Sul com a FMP Soluções, sediada no Brasil

A parceria estratégica abre novos mercados para que a FMP Soluções e a RevBits ofereçam…

1 dia ago

Bitget Wallet firma parceria com a Mastercard e a Immersve para lançar um cartão de criptomoedas com taxa zero

SAN SALVADOR, El Salvador, July 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget Wallet se uniuàlíder…

1 dia ago

Vanderbilt escolhe o GigaLab da Parse Biosciences para gerar um atlas de anticorpos neutralizantes precoces contra sarampo, caxumba e rubéola

Pesquisadores buscam identificar subtipos dominantes de plasmoblastos induzidos pela vacina tríplice viral (MMR), com o…

1 dia ago