São Paulo, SP 21/12/2022 – A América Latina também está começando a dar passos consistentes em direção à identidade digital.
Estudo da Juniper (Reino Unido) aponta que haverá mais de 6,5 bilhões de usuários de documentos de identidade digital no mundo em 2026.
Um estudo da empresa britânica de pesquisa Juniper revelou que haverá um crescimento de mais de 50% no uso global de documentos de identidade digital (Digital ID) entre 2022 e 2026 – devendo ultrapassar a marca dos 6,5 bilhões de IDs ao final do período. Atualmente, esse número é de 4,2 bilhões. A pesquisa constatou que facilidade e igualdade de acesso são fatores críticos para o uso da identidade digital em serviços governamentais.
Em 2022, o Brasil deu mais um passo na unificação do RG digital. A partir do Decreto 10.977, de 23 de fevereiro deste ano, o governo federal anunciou a criação da carteira nacional de identidade unificada em todo o país – que usará o número do CPF (cadastro nacional de pessoa física) como identificação única, válida em todo território nacional, a partir de 6 de março de 2023. Até recentemente, era possível fazer um RG diferente em cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal – o que facilitava a prática de diversas fraudes e crimes.
Outro estudo divulgado recentemente pela Sumsub, empresa de tecnologia sediada no Reino Unido que se dedica ao combate à lavagem de dinheiro e fraude online, revelou que o Brasil é um dos países que mais contribuem para esse tipo de fraude. Durante a análise de mais de 50 mil tentativas de fraude em 19 setores, pesquisadores concluíram que 80% das tentativas de fraude de identidade no Brasil ocorreram ainda na etapa de verificação de identidade. Com a unificação do documento de identidade digital será possível fazer a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code.
Investimentos, pagamentos, comércio eletrônico, e-Sports e a indústria de criptoativos são os segmentos mais propensos a fraudes no Brasil, destaca a pesquisa. Matéria divulgada na revista Business Review revela que serão investidos mais de 20 bilhões de dólares em verificação de identidade até 2027. “Cerca de 90% das empresas financeiras e de seguros adotaram rapidamente processos de negócios digitais e integração de clientes, mas 64% delas dizem que a verificação de identidade é um processo desafiador para a integração dos clientes”.
Em todo o mundo, ainda são utilizadas carteiras de identidade, passaportes ou carteiras de motorista para comprovar a identidade de alguém. Mas, como as identidades digitais estão se tornando amplamente adaptadas, as empresas estão buscando tecnologias para verificar as identidades dos clientes remotamente – o que levanta um ponto crucial, já que é preciso garantir que se está lidando com uma parte genuína e confiável. O plano Digital Compass, da União Europeia, por exemplo, prevê que os estados membros garantam que 80% dos cidadãos usem identidades digitais até 2030.
Analistas de diversos países que integram o grupo Sumsub revelaram as 15 principais tendências para 2023 em relação à verificação de identidade:
De acordo com Guilherme Terrengui, head de novos negócios da Sumsub no Brasil, existe uma tendência de aumento na demanda por digitalização entre os mercados emergentes, seguindo um movimento que já pôde ser identificado em 2022. “Isso inclui projetos relacionados aos bancos de dados civis, IDs digitais e outras soluções. Uma das regiões com maior potencial para essa tendência é a África e seus mercados emergentes. Mas a América Latina também está começando a dar passos consistentes em direção à identidade digital”.
Website: http://www.sumsub.com
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…