Categories: noticias-corporativas

Rápido carregamento de site pode aumentar taxa de conversão

São Paulo, SP 2/2/2023 – Existem várias ferramentas no mercado que podem ajudar no teste de performance”, Jorge Geras, CEO da Sinnapse

Estudos de sites de e-commerce B2C, comparando velocidade e taxas de conversão, concluíram que um site que carrega em 1 segundo tem uma taxa de conversão 2,5 vezes maior do que um site que carrega em 5 segundos.

Um estudo realizado pela Portent constatou que a taxa de conversão de um site pode ser altamente influenciada pelo tempo de carregamento de uma página. Segundo a pesquisa, um site que carrega em 1 segundo tem uma taxa de conversão três vezes maior do que um site que carrega em 5 segundos. A diferença entre outros sites, de carregamento mais lento, é ainda maior quando comparada ao site de rápida resposta: aquele que carrega em 1 segundo tem uma taxa de conversão 5 vezes maior do que outro que carrega em 10 segundos.

Quando colocado como foco somente as páginas de e-commerce, que correspondem ao comércio eletrônico e venda direta, o estudo constatou também que um site que carrega completamente em 1 segundo tem uma taxa de conversão de e-commerce 2,5 vezes maior do que um site que carrega em 5 segundos.

Esse tipo de métrica também foi observado por um relatório realizado pela KissMetrics. Segundo o índice, o tempo de carregamento influencia diretamente no comportamento de compra, pois, quando o site demora mais de 3 segundos para carregar, em 40% dos casos o consumidor abandona a página.

Para Jorge Geras, CEO da agência Sinnapse, termos como UX / UI / SEO / CRO, que correspondem às práticas de customer success, surgem com força para fazer com que a performance faça parte da experiência do visitante. “É preciso entender melhor a transformação digital no comportamento dos consumidores, sejam B2C ou B2B. Os sites são vitrines digitais que precisam estar compatíveis com as expectativas dos potenciais clientes”, comenta Geras.


E-commerces constatam o impacto do carregamento das páginas

Ao longo dos anos, diferentes estudos e testes foram realizados mostrando o impacto da performance dos sites nos resultados. Segundo a estatística levantada pela Amazon, a cada 100 milissegundos custava a perda de 1% nas suas vendas. Comportamento este também observado pela Walmart, na pesquisa interna Walmart pagespeed, onde constatou que 1 segundo a menos no tempo de carregamento significava 2% a mais em conversões e, 100 milissegundos a menos resultava em 1% a mais de faturamento.

Uma das formas de relacionar o tempo de carregamento com a conversão em vendas é por meio do LCP (Largest Contentful Paint), que corresponde ao tempo em que o conteúdo principal de uma página leva para ser carregado e o usuário conseguir efetivamente ter acesso a todo o conteúdo da página. De acordo com a pesquisa realizada pela Vodafone, em março de 2021, uma melhoria de 31% no LCP ocasionou 8% de crescimento em vendas.

Apesar desse cenário positivo e do impacto direto nas vendas, problemas com desempenho das páginas ainda é uma questão comum entre os sites. O Estudo de Desempenho de Sites, elaborado pela Semrush, verificou que 82% dos sites analisados têm problemas que afetam significativamente sua performance. Sendo que 44% deles apresentavam problemas críticos. “Além do cuidado com a marca, as empresas necessitam dar especial atenção aos seus websites, que se tornaram o grande showroom, tanto para os modelos B2C quanto B2B”, constata Geras.

Para saber mais, basta acessar: https://sinnapse.com/websites/

Website: https://sinnapse.com/websites/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Planejamento estratégico é chave principal para gestão assertiva

Especialista aponta que uma gestão bem estruturada e focada em resultados é essencial para enfrentar…

16 horas ago

Estudar moda na Europa transforma carreiras e conexões

Estudar moda na Europa oferece acesso a centros de inovação, como Paris e Milão, reconhecidos…

16 horas ago

Gramercy Funds Management LLC nomeia Sara Schaefer Muñoz como Diretora Geral, e Chefe de Conteúdo e Comunicações

Gramercy Funds Management LLC ("Gramercy"), administradora internacional de investimentos alternativos em mercados emergentes de US$…

16 horas ago

Kymeta recebe líderes do setor em seu Conselho Consultivo

A Kymeta (www.kymetacorp.com), líder mundial em antenas de satélite de painel plano, anunciou hoje a…

16 horas ago

AWS lança região de infraestrutura no México

A região da AWS México (central) oferece aos clientes mais opções para executar cargas de…

16 horas ago

ABF lista cidades com maior alta no faturamento de franquias

Associação Brasileira de Franchising (ABF) destaca ainda o setor de alimentação e food service como…

16 horas ago