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A migração para o ambiente online tem se tornado cada vez mais relevante

Com a crescente adesão ao comércio eletrônico, muitas lojas físicas têm buscado se adaptar ao mundo digital e oferecer novas formas de atendimento e experiência para os consumidores. Essa migração para o ambiente online tem se tornado cada vez mais relevante, principalmente após a pandemia de COVID-19, que acelerou o processo de digitalização do varejo.

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São Paulo, SP 27/3/2023 – Pesquisas apontam que a migração das lojas físicas para o mundo digital e a sua reinvenção são temas cada vez mais relevantes e discutidos no varejo.

Com a crescente adesão ao comércio eletrônico, muitas lojas físicas têm buscado se adaptar ao mundo digital e oferecer novas formas de atendimento e experiência para os consumidores. Essa migração para o ambiente online tem se tornado cada vez mais relevante, principalmente após a pandemia de COVID-19, que acelerou o processo de digitalização do varejo.

Com o crescimento do e-commerce e a mudança nos hábitos de consumo, cada vez mais lojas físicas estão migrando para o mundo digital para atender aos consumidores que preferem realizar suas compras pela internet. A reinvenção dessas lojas é necessária para se manterem competitivas em um mercado cada vez mais acirrado e para oferecer uma experiência de compra diferenciada aos clientes.

Nesse sentido, a migração das lojas físicas para o mundo digital e a sua reinvenção são temas cada vez mais relevantes e discutidos no varejo. Empresários e especialistas do setor reconhecem a importância dessas transformações para se manterem competitivos no mercado atual e oferecerem um atendimento personalizado e eficiente aos seus clientes.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce no Brasil cresceu em média 12% ao ano nos últimos 10 anos. Em 2020, ano afetado pela pandemia da COVID-19, o setor teve um crescimento ainda mais expressivo, atingindo um aumento de 68,2% em relação a 2019, segundo dados da Ebit Nielsen.

O setor de e-commerce no país vem apresentando um crescimento constante ao longo dos anos, impulsionado pela popularização da internet, o aumento do uso de smartphones, a ampliação da oferta de produtos e serviços, além da melhoria na qualidade e eficiência das plataformas de comércio eletrônico.

De acordo com a pesquisa Future of Retail, realizada pela Euromonitor International, empresa global de pesquisa de mercado, e o Google, a projeção de crescimento do e-commerce entre 2021 a 2025 é de 42%. Dessa forma, é fundamental que as empresas estejam atentas a essa tendência e invistam em estratégias de marketing digital e presença online para se manterem competitivas no mercado.

  

Empresas que antes dependiam exclusivamente de lojas físicas agora estão ampliando suas operações para o digital. A Gráfica Online FuturaIM é um exemplo de sucesso nessa área, explica o diretor comercial  Wellington Luiz: “ A FuturaIM atua de forma online desde 2011 mas, com a chegada da pandemia houve um crescimento expressivo nos pedidos por meio do e-commerce, essa mudança fez toda diferença para nós já que o comportamento do consumidor foi alterado e já estávamos adaptados a esse nova realidade. Em março de 2023 completamos 25 anos de história, já enfrentamos diversos cenários, mas acreditamos que as vendas online crescem mais de 60% neste 2023” Afirmou ele. 

Outra empresa que vem se destacando na migração para o ambiente digital é a Renner. A companhia teve um aumento de 111% nas vendas online no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

A mudança para o digital também pode trazer benefícios financeiros, já que as lojas online têm custos operacionais menores em comparação com as lojas físicas. Além disso, as empresas que adotam uma estratégia de marketing digital podem atingir um público maior do que aquele que seria possível apenas com a presença física.

No entanto, a migração para o ambiente digital também apresenta desafios. É preciso estar atento às mudanças constantes na tecnologia e na forma como os consumidores se comportam, a fim de manter uma presença relevante e competitiva no mercado. Investir em uma equipe qualificada para gerenciar a plataforma de e-commerce e garantir que a experiência do cliente seja a melhor possível, faz toda a diferença. 

“É inegável que o mundo digital tem revolucionado a forma como as lojas físicas se relacionam com seus clientes. Cada vez mais, os consumidores buscam comodidade e praticidade em suas compras, e as empresas que não se adaptarem a essa realidade certamente ficarão para trás”, afirmou Victor Nakamura, Coordenador de Marketing da Gráfica Online FuturaIM. 

Website: https://www.futuraim.com.br/

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