Categories: noticias-corporativas

Livro expõe lado “tóxico” do empreendedorismo a partir de relatos e casos reais

São Paulo, SP 24/1/2023 – Como, hoje em dia, se discute absolutamente tudo sobre empreendedorismo, achei que alguém deveria discutir também a sua mediocridade – sem grandes expectativas.

Empresário da área de marketing lança livro que critica utopias sobre a vivência empresarial. Fugindo da rota comum dos livros de negócios, “Como ser mais que um Empreendedor Medíocre: um guia (cínico) de sobrevivência ao empreendedorismo tóxico”, disponível em formato digital, aborda ironicamente características do empresariado brasileiro.

Com o objetivo de suscitar uma visão mais realista do ato de empreender, Ian Castro lança o livro “Como ser mais que um Empreendedor Medíocre: um guia (cínico) de sobrevivência ao empreendedorismo tóxico”. Baseado em situações e diálogos reais protagonizados pelo autor, a obra traça o perfil de diferentes tipos de empreendedores e oferece orientações para estabelecer boas relações comerciais com eles.

Em 2022, aproximadamente 2,7 milhões de empresas foram abertas, de acordo com o Painel Mapa de Empresas, publicado no portal Gov.br. Diante deste cenário, o autor se mostra preocupado com o preparo destes novos empreendedores para lidar com situações impostas pelo mercado – que, segundo ele, nem sempre são favoráveis.

“Uma vez que, hoje em dia, se discute absolutamente tudo e mais um pouco sobre empreendedorismo, da busca por sentido até a quantidade de ‘dígitos’ que seu negócio pode fazer em cinco dias, achei que alguém deveria expor e discutir também a mediocridade no empreendedorismo – sem grandes expectativas”, desabafa Castro.

A partir de casos vivenciados por ele, o autor define o que chama de “Empreendedores Medíocres” e os tipifica a partir de um sistema de classificação original, relatando: exemplos práticos de suas atitudes, orientações como identificá-los e dicas para o leitor lidar com eles. De acordo com o autor, a obra visa reduzir “reuniões improdutivas, incontáveis horas de ligações desnecessárias e muitas horas de trabalho menosprezadas”.

Castro ainda destaca que, em função da desinformação sobre empreendedorismo, sua própria trajetória profissional foi repleta de erros evitáveis. Por isso, ele não tem a “pretensão de se mostrar melhor que outros empreendedores, mas a intenção de prover ferramentas para que eles possam selecionar melhor as pessoas com as quais iniciam uma relação comercial e, principalmente, conduzir essas relações de forma mais saudável.”

Ainda segundo o autor, o livro deve ser tratado “não apenas como um manual de instruções, mas também como um guia de sobrevivência”, sua função é estimular o empreendedor brasileiro e contribuir para que o número de empresas extintas em 2023 seja menor que as 137.250 auferidas pelo Painel Mapa de Empresas em 2022.

Website: https://iancastro.com.br/livro-empreendedor-mediocre

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

MultiBank Group confirma que o TGE do token $MBG está marcado para 22 de julho de 2025

O MultiBank Group, a maior instituição financeira de derivativos do mundo, anunciou oficialmente que o…

15 horas ago

Setor imobiliário cresce 88%, mas 2025 terá desafios

Estudo da Grant Thornton revela também aumento na receita das incorporadoras e alerta sobre os…

2 dias ago

Elite troca luxo por experiências, aponta a we.arch

Movimento global aponta mudança nos valores de consumo da elite econômica, que passa a priorizar…

2 dias ago

Investimentos em tecnologia impulsionam o setor portuário

O governo e o setor privado priorizam a inovação e as soluções tecnológicas como componente…

2 dias ago

Coolab lança sua 1ª campanha institucional com artistas

Coolab reúne principais artistas e influenciadores brasileiros em sua 1ª campanha institucional

2 dias ago

Mercado de logística de US$ 11,2 tri atrai desenvolvedoras

Com cerca de 80% das empresas brasileiras enfrentando problemas de eficiência operacional, consultorias de TI…

2 dias ago