Categories: noticias-corporativas

Como funciona a gestão de carreira de atletas?

8/2/2023 – A gestão de carreira de atletas faz parte de um mercado cada vez mais global e que envolve questões jurídicas importantes

O empresário e advogado Mauricio Ferro esclarece dúvidas sobre a gestão de carreira de atletas e lista as maiores demandas dos empresários de jogadores e esportistas

Na esteira da Copa do Mundo de Futebol, que ocorreu no final do último ano, no Catar, e da expectativa em torno dos campeonatos estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Copa Sul-Americana, algumas profissões específicas ligadas ao esporte têm ganhado destaque no mercado. Dentre elas, a figura responsável por fazer a gestão de carreira de atletas – e que é essencial para a atuação dos jogadores de futebol.

O empresário e advogado Mauricio Ferro afirma que, muitas vezes, a gestão de carreira de atletas é cercada por diversas dúvidas: quais são os profissionais aptos para exercer a função? Quais habilidades os gestores de esportistas devem ter?

“A gestão de carreira de atletas é uma tarefa complexa, que envolve a identificação, o desenvolvimento e a implementação de estratégias visando maximizar o desempenho dos atletas durante toda a sua vida atlética”, explica.

Ele conta que os profissionais responsáveis pela gestão de carreira de atletas são conhecidos como gestores de carreira e devem possuir um conhecimento aprofundado do mundo esportivo, como a legislação e as tendências do mercado. “Além disso”, prossegue, “os gestores de carreira devem possuir conhecimentos técnicos sobre o esporte e as habilidades físicas e psicológicas necessárias para o atleta alcançar o sucesso”.

Ainda de acordo com Ferro, para atuar como um gestor de carreira de atletas, é preciso ter conhecimento sobre o esporte, boas habilidades de comunicação e negociação. Ele destaca que boa parte dos agentes empresários de jogadores e esportistas são advogados experientes.

“O advogado no direito desportivo possui um papel preponderante para o desenvolvimento e a defesa dos interesses referentes aos atores do mundo desportivo”, afirma “Por isso, é imprescindível que os clubes e os jogadores contratem um advogado”, pontua.

Ferro afirma que, sem o apoio de um empresário, um jogador de futebol tem poucas chances de atingir suas metas na carreira, pois é o empresário que faz o contato com os clubes para saber a possibilidade de contar com seu atleta.

“São raros os clubes que contratam jogadores através das famosas ‘peneiras’. Quanto aos empresários, poucas pessoas têm conhecimento sobre o caso, mas há apenas três figuras que são compatíveis com esta profissão de agente de jogador. São elas: os agentes da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), os advogados e os parentes de primeiro grau dos jogadores”, explica.

Quais são as demandas do gestor de carreira?

Segundo Ferro, é importante destacar as principais demandas a serem cumpridas dentro da gestão da carreira de atletas. Os pontos citados pelo empresário foram listados nos tópicos a seguir: 

  1. Gerenciamento financeiro: desde a preparação de orçamentos, monitoramento de custos e receitas, até a definição de estratégias para garantir a saúde financeira dos atletas;
  2. Plano de carreira: definição de objetivos a curto, médio e longo prazo, estratégias de treinamento, desenvolvimento de habilidades e acompanhamento de progresso;
  3. Gestão de relacionamentos: desenvolvimento e manutenção de relacionamentos com patrocinadores, torcedores, mídia, federações esportivas, entre outros;
  4. Gestão de tempo: otimização de horários de treino e descanso, para garantir o melhor desempenho dos atletas;
  5. Gerenciamento de imagem: promoção da marca pessoal do atleta e divulgação.

“Por fim, vale ressaltar que a gestão de carreira de atletas faz parte de um mercado cada vez mais global e que envolve questões jurídicas importantes”, afirma Ferro.

Para mais informações, basta acessar: https://www.mauricioferro.com.br/

Website: https://www.mauricioferro.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Obesidade: tratamento vai além de comer menos, diz médico

Djory Cabral, médico nutrólogo, afirma que a obesidade está ligada a diversos fatores e defende…

14 horas ago

Zepp Health apresenta inovações revolucionárias nos eventos de mídia da CES Pepcom e ShowStoppers

CES - Zepp Health Corporation (NYSE: ZEPP), líder mundial em tecnologia de saúde e dispositivos…

14 horas ago

Startups enfrentam o dilema entre home office e coworking

Startups em crescimento enfrentam o dilema entre home office e coworking. Enquanto o home office…

14 horas ago

Impressoras Toshiba de última geração elevam a rotulagem de códigos de barras industriais

O novo sistema operacional A-BRID habilitado para nuvem das impressoras potencializa as aplicações de rotulagem…

14 horas ago

Aposentados podem acionar justiça para reaver descontos

Escritório de advocacia alerta sobre cobranças não autorizadas em benefícios de aposentados e pensionistas

14 horas ago

Produtos veganos e cruelty-free ganham força no mercado

O mercado de beleza está se transformando com a demanda por produtos veganos e cruelty-free

14 horas ago