Categories: noticias-corporativas

Calendário do comércio em 2023: 3 dicas para atrair consumidores

São Paulo 13/2/2023 –

Segundo especialista em comunicação com o cliente, ter mais controle sobre as estratégias e análises dos resultados está entre as vantagens de organizar um calendário

Para encontrar oportunidades e criar campanhas que possam aumentar a lucratividade, solidificar o posicionamento da marca e melhorar a interação com os clientes, é essencial que empresas montem um calendário focado nas principais datas comemorativas que ofereçam gatilhos para um boost nas vendas. Só em 2023, serão nove feriados nacionais, muitos deles representando oportunidades óbvias para o comércio.

O primeiro deles sendo o tão esperado Carnaval, que, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deve gerar uma movimentação R$ 8,1 bilhões no país neste ano – representando um aumento de 26,9%, em relação ao ano passado. Mas, além dos feriados, é preciso considerar também outras datas que trazem boas oportunidades para os negócios. 

Caio Borges, Diretor de Vendas na América Latina da Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem, lembra que o mercado está cada vez mais competitivo. E quanto mais vantagens comerciais uma empresa conquistar, maiores são as chances dela alcançar uma posição de maior destaque, tanto com seu público quanto em relação a seus concorrentes. 

Entre as principais datas que não podem faltar no calendário comercial de 2023 estão:

  1. Carnaval (21/02)
  2. Páscoa (09/04)
  3. Dia das Mães (14/05)
  4. Dia dos Namorados (12/06)
  5. Dia dos Pais (13/08)
  6. Dia do Cliente (15/09)
  7. Dia das Crianças (12/10)
  8. Black Friday (24/11)
  9. Cyber Monday (27/11)
  10. Natal (25/12)

Existem também datas comemorativas especiais de cada nicho, como, por exemplo, o Dia do Hambúrguer (28/05), o Dia Mundial do Rock (13/07) ou o Dia Nacional do Futebol (19/07). Além disso, aniversários de marcas ou datas locais também devem ser consideradas. 

“Entre as vantagens de se ter um calendário comercial bem planejado, podemos citar mais controle sobre suas estratégias, melhor análise dos resultados e também um auxílio para o marketing, trazendo diretrizes que podem ser úteis para que a equipe consiga definir meios criativos para falar com o público”, lista Borges. 

Além disso, ele também compartilha as três principais dicas para aproveitar melhor o calendário de datas:

Estabelecer uma comunicação coerente com o cliente 

Campanhas sazonais também podem servir como uma estratégia de vendas de longo prazo. Por este motivo, pode ser consideravelmente mais valioso estabelecer o posicionamento da marca, promover a conexão com o público e, posteriormente, atrair e manter os consumidores do que vender acima da média em um único dia. 

Pensando a longo prazo, o melhor caminho é criar campanhas que façam sentido no contexto e com foco no público-alvo.

Escolher os canais de comunicação certos

Para estabelecer uma comunicação assertiva, é importante entender como se comporta o consumidor alvo. Um dos pontos mais importantes é a escolha dos canais de comunicação certos entre os vários disponíveis, como telefone, SMS, WhatsApp, e-mail, Instagram, Twitter, Facebook, chat, entre outros.

Ainda que não seja preciso disponibilizar atendimento em todos eles, o ideal é identificar os canais preferidos do público e utilizar os mais relevantes para a estratégia. E aqui vai uma dica do especialista: “uma pesquisa da Infobip revelou recentemente que o e-mail ainda é a forma favorita na comunicação com clientes – em 2022, as interações com clientes por e-mail aumentaram 155% em relação ao ano anterior”, diz Caio. 

Oferecer vantagens concretas

Assim como oferecer um desconto sem criar um relacionamento com o público não é um bom plano a longo prazo, promover uma campanha revolucionária para o Dia das Mães, por exemplo, sem fornecer algo tangível não tornará os esforços efetivos. 

É sempre importante considerar o que vai trazer destaque perante a concorrência: descontos, brindes e outros incentivos são apenas alguns exemplos.

“O objetivo final de organizar um calendário é que as datas comemorativas tragam benefícios para o e-commerce além do aumento das vendas. Elas também são uma oportunidade fantástica de promover sua empresa, atrair e fidelizar clientes”, finaliza o Diretor de Vendas da Infobip na América Latina.

 

Website: https://www.infobip.com/pt

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

1 dia ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

1 dia ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

1 dia ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

1 dia ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

1 dia ago

Poços de Caldas abriga um dos maiores complexos para eventos

Integrado aos Centros Nacional Inn de Convenções, Hotel Village Inn oferece infraestrutura que acomoda até…

1 dia ago