Portal Comunique-se

Acordo de cooperação visa a fomentar uma mineração segura e sustentável

Em solenidade no Ministério de Minas e Energia, municípios mineradores firmam parceria de cooperação com plataforma do Serviço Geológico do Brasil

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Belo Horizonte, MG 29/3/2023 – É preciso desenvolver políticas e tecnologias para combater ineficiências e práticas anticompetitivas nesse setor

Em solenidade no Ministério de Minas e Energia, municípios mineradores firmam parceria de cooperação com plataforma do Serviço Geológico do Brasil

O Ministério de Minas e Energia trabalhará lado a lado com os municípios mineradores em prol de uma mineração responsável, segura e sustentável. O compromisso foi reafirmado pelo ministro Alexandre Silveira, durante seu discurso na assinatura do Protocolo de Intenção entre a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), realizada recentemente em Brasília.

O acordo dá acesso ao Programa Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M), desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que estabelece diretrizes para cooperação e disponibilização mútua de dados, informações, conhecimentos e aprendizados de natureza jurídico-institucional, técnico-científica, socioeconômica e socioambiental referentes a atividades de levantamentos geológicos do país, disponibilizados na plataforma. 

A solenidade, realizada no Ministério de Minas e Energia, contou com a presença do ministro Alexandre Silveira, de membros da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), vinculada à pasta, de dirigentes da AMIG e de prefeitos dos municípios mineradores afiliados da AMIG. 

“Estou alegre em fazer parte desse ato, onde a AMIG, a CPRM e a SGM se comprometem a alimentar essa plataforma que integrará informações geológicas, territoriais e econômicas, para poder modernizar ainda mais a mineração nacional”, pontuou o ministro Alexandre Silveira. 

Ele destacou, ainda, a importância do diálogo e da transparência para o fortalecimento do setor e se comprometeu a fortalecer a ANM que está completamente desfalcada de pessoal e de recursos para desenvolver seus trabalhos. “É preciso desenvolver políticas e tecnologias para combater ineficiências e práticas anticompetitivas nesse setor, fiscalizando e punindo, quando preciso for, e permitir que quem realmente esteja comprometido com a mineração responsável tenha o seu lugar. Vamos trabalhar para fortalecer a Agência Nacional de Mineração (ANM) para dar celeridade aos processos e, principalmente, melhorar a segurança e a fiscalização”, afirmou. 

Alexandre Silveira reforçou que o Brasil ainda está ressentido sobre os acidentes de Brumadinho e Mariana. “Esses acidentes não podem ser esquecidos. Pelo contrário, têm de ser lembrados para que casos assim não ocorram mais. Não podemos criminalizar a mineração, mas precisamos buscar bons investidores e bons empresários para estimular essa atividade pautada por critérios sustentáveis, econômicos e responsáveis. Para isso, não faltará aos municípios apoio para que possam debater temas e políticas relevantes para mudar esse cenário”, enfatizou. 

Para o presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido de Oliveira, a troca de conhecimento é fundamental para os municípios planejarem suas ações. “Essa plataforma é um novo marco para a mineração. Ter em mãos dados sobre substâncias minerais, conhecimento geológico e o potencial econômico é fundamental para as cidades se prepararem para os investimentos e as parcerias que virão”.

Website: https://www.amig.org.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner