Categories: noticias-corporativas

GO/TO: BRs passam a cobrar eixo suspenso de veículo com registro fiscal pendente

Uberlândia, MG 10/3/2023 –

Somente veículos pesados sem carga estão isentos de cobrança por totalidade; medida vale para o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins, composto pelas BRs-153, 414 e 080.

A partir de 15 de março, a Ecovias do Araguaia, responsável pela administração de 850,7 quilômetros do Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (composto pelas BRs-153, 414 e 080), em decorrência do acordo de cooperação técnica firmado entre as Secretarias de Fazenda, Receita, Economia, Finanças ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), passará a cobrar a tarifa pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, dos veículos que possuam o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) – documento eletrônico que traz informações sobre origem, destino e tipo de produtos transportados -, em aberto.

A medida, a ser implementada nas nove praças de pedágio distribuídas ao longo do trecho, está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na resolução 4.898/2015, da ANTT. Anteriormente, a concessionária praticava a cobrança dos veículos comerciais com carga, que circulavam com eixos suspensos, apenas por meio visual.

O gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Araguaia, Marcelo Belão, conta que a verificação do Manifesto é realizada de forma automática, com uso de câmeras inteligentes que fazem a leitura das placas veiculares. “Assim que o veículo entra na pista da cabine, o sistema já informa ao arrecadador a existência ou não do documento em aberto. Por isso, é muito importante que a empresa ou motorista responsável dê baixa no MDF-e quando o transporte da carga for finalizado”, afirma.

A cobrança não ocorrerá para veículos de carga vazia ou sem Manifesto aberto. Estes estão isentos da tarifa sobre eixos que não tocam o solo, conforme determina a legislação.

MEIOS DE PAGAMENTO
Nas cabines manuais de todas as praças, é possível ao usuário realizar o pagamento das tarifas em dinheiro ou com cartão de débito e crédito de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. As modalidades Visa Vale Pedágio e DBTrans também são aceitas.

Já nas vias automáticas, o motorista pode optar entre as operadoras Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Greenpass.

Informações sobre cobranças, meios de pagamento e valores das tarifas podem ser solicitadas ou conferidas ainda pelo 0800 153 0 153, site (ecoviasdoaraguaia.com.br) ou no perfil da concessionária na rede social Twitter (@ecoviasaraguaia).

Website: http://ecoviasdoaraguaia.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Especialistas apontam habilidades que reduzem “medo da IA”

Inteligência artificial pode assustar trabalhadores que temem ser substituídos, mas competências puramente humanas são consideradas…

16 horas ago

Visto H-1B possibilita que profissionais trabalhem nos EUA

O visto H-1B é uma oportunidade, porém enfrenta desafios como limites anuais e incertezas políticas

16 horas ago

Mercado de corridas de rua prevê avanço acelerado em 2025

Com crescimento de 13% no número de participantes em 2023, a corrida consolida sua posição…

16 horas ago

PipeRun anuncia parceria com a Horus BI

Parceria visa integrar funcionalidades de Business Intelligence ao CRM de Vendas PipeRun

16 horas ago

Instituto Mario Gazin inaugura novo Centro Cirúrgico em RO

O espaço recebeu o nome do fundador do grupo e recebeu o investimento de mais…

16 horas ago