Categories: noticias-corporativas

Setor de joias deve expandir nos próximos anos

3/3/2023 –

Segundo especialista, a internet e o avanço da tecnologia podem ajudar potencialmente nesse crescimento

O setor de joias foi bastante impactado durante a pandemia, devido à falta de realização de eventos presenciais, resultando na perda do poder de compra entre os consumidores. Uma pesquisa, realizada pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), aponta que em 2021 o setor arrecadou US$ 4,5 bilhões, 20% a mais do que no ano anterior. Já o relatório da Brazil Jewelry Market Industry, publicado pela Mordror Intelligence, indica que a expectativa para os próximos anos é que o segmento cresça anualmente 1,79% até 2027.

De acordo com o Ministério da Economia, ainda em 2021, as importações subiram 5%, chegando a US$ 64,5 milhões. Além disso, quase 21% das vendas de fim de ano de 2021 foram realizadas por meio do e-commerce, conforme relatou a Brasil Gemas. Outro estudo realizado pelo IBGM, coDCFFm 261 indústrias ligadas ao mercado de joias, aponta que o Brasil está no ranking dos 15 maiores produtores de peças em ouro, com um total de 22 toneladas de joias criadas e comercializadas.

A designer de joias Telma Costa Fanuchi, da Escola de Joias, avalia a previsão do crescimento anual do segmento feito pelo instituto. “Acredito que a grande motivação dos empresários do setor da joalheria está na criação e comercialização de produtos mais adequados aos seus públicos”, afirma. 

“O advento da internet trouxe a possibilidade de cada marca ter mais certeza de quem é o seu público, pois as ferramentas digitais ajudam muito a fazer essa investigação”, completa, ressaltando que, desta maneira, cada marca consegue ser mais assertiva em seus lançamentos e o público se torna mais fiel à marca.

Para Telma Costa, um outro ponto positivo é o avanço da tecnologia no setor joalheiro, que possibilita a produção de joias mais leves, com mais facilidade de produção, isso afeta diretamente o preço, tornando a joia mais acessível para novos consumidores. 

“Mais um ponto positivo é o crescimento das joias em prata, que, sendo um produto de primeiro preço nas joalherias, traz um novo consumidor para a experiência do consumo de luxo e posteriormente passa a consumir joias em ouro”, revela.

A designer de joias aponta quais tendências podem ganhar força para os próximos anos, destacando o crescimento das joias feitas com tecnologia de fundição direta, possibilitando novos modelos, principalmente com efeitos 3D. “Esses efeitos possibilitam formas mais orgânicas e originais”, disse.

Segundo a especialista, outro destaque é o apelo ao clássico, ao slow fashion, que busca peças com mais DNA e um ciclo de vida maior. “Vejo a joalheria com muito otimismo, a grande maioria das indústrias passaram por uma reestruturação após a pandemia e tomaram consciência da importância do marketing e do desenvolvimento durante esta fase”, ressalta Telma Costa.

Ainda de acordo com a designer de joias, as novas gerações que estão assumindo essas indústrias também ajudam a tornar esse cenário mais otimista, pois estão mais preparados para o novo modelo de consumo.

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Segurança no trânsito é desafio urgente no setor logístico, alerta especialista

Segundo o Painel CNT de Acidentes Rodoviários de 2024, entre os quase 140 mil veículos…

17 horas ago

Transformação Digital cria desafios e oportunidades no CRM

A sofisticação das estratégias de CRM, impulsionada pela hiperpersonalização, tem gerado um desafio para as…

17 horas ago

Boku reforça presença na América Latina e prepara comerciantes para a revolução dos pagamentos digitais no Brasil com o Pix

Boku obtém autorização como Instituição de Pagamento do Banco Central do Brasil para suportar pagamentos…

17 horas ago

Queda no preço dos alimentos facilita redução de gastos

Mesmo com o alívio nos preços, manter o planejamento financeiro e repensar a rotina de…

17 horas ago

IA amplia assertividade e reduz custos na indústria de autos

Durante o AI Quest da CIONET, o executivo Breno Ferreira de Andrade destacou como a…

17 horas ago

AI/R Company lança Synsig, unidade de negócios especializada em ServiceNow

SÃO PAULO, July 30, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI Revolution Company (AI/R), líder global…

17 horas ago