Rio de Janeiro 14/3/2023 – O Rio produz ciência, tem boas instituições locais para isso, (…) várias instituições que formam pessoas. Ou seja, o mais difícil, a gente tem.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, apresentou as principais medidas de desenvolvimento adotadas pela Prefeitura do Rio em webinário promovido pela Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro (Aberj).
Autodeclarado apaixonado pelo Rio de Janeiro, Chicão Bulhões – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio – foi o responsável por conduzir o webinário com a temática “Rio de Janeiro: inovação e tecnologia na cidade do futuro”, promovido pela Aberj (Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro) no dia nove de março de 2023 (quinta-feira).
A partir da recapitulação histórica da cidade do Rio de Janeiro como polo de desenvolvimento do sistema financeiro e primeiro Distrito Federal do país – apontando a Associação como parte dessa equação – Bulhões apresentou as principais medidas buscadas para o desenvolvimento econômico e tecnológico do município.
Abordando a visão da Prefeitura acerca da cidade, o Secretário afirmou que o Rio de Janeiro tem sempre buscado suas vocações, tentando descobrir de que maneira é possível potencializar os seus setores e atividades. Nesse sentido, apontou sua colocação no cargo de secretariado pelo mandato de Eduardo Paes como parte de um projeto de direcionamento da capital do estado, integrando a região metropolitana e o interior fluminense.
Chicão Bulhões ainda expôs no webinário a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio associada à potencialização de setores econômicos no Rio de Janeiro, além de valorizar setores já consolidados, através de parcerias junto a representantes do mercado e universidades para o levantamento de dados referentes à produção de conhecimento no Rio de Janeiro.
“O Rio produz ciência, tem boas instituições locais para isso, (…) várias instituições que formam pessoas. Ou seja, o mais difícil, a gente tem. Porém, a gente ainda transforma pouco isso em negócio. E esse esvaziamento dos negócios na cidade do Rio de Janeiro é o que a gente vem buscando combater” apontou Bulhões.
Como resposta à afirmativa acerca da necessidade de valorização dos setores econômicos e negócios no Rio de Janeiro, o Secretário ainda apresentou a elaboração de projetos e ações estruturadas pela Prefeitura, em parceria com empresas e instituições de ensino, no intuito de atribuir à cidade a posição de “grande capital da inovação e tecnologia do país”, transformando o conhecimento em propriedade intelectual.
Desse modo, como maneira de complementar a explanação, foi apontado por Bulhões um quadro de iniciativas em vigor como o Distrito Maravalley, o projeto Programadores Cariocas, a atualização da Lei de Liberdade Econômica, o SandBox Rio, a Bolsa Verde, entre outros programas estabelecidos pela Prefeitura, e que – segundo ele – possuem o intuito de trazer riqueza para a cidade, potencializar os setores existentes e ser uma oportunidade de geração de emprego, renda e formação técnica para os cariocas.
Mais informações: https://aberj.com.br/
Website: https://aberj.com.br/
BIC lança isqueiros personalizados com estampas de séries para conectar fãs as produções
A licença ambiental foi aprovada com votação unânime da Câmara Mineraria, incluindo os representantes das…
Oitava edição do evento deve reunir mais de 10.000 participantes para debater as principais tendências…
A suspensão da CNH ocorre por acúmulo de 20 pontos em 12 meses ou infrações…
Com diferentes áreas de atuação, a profissão é uma das mais importantes para o desenvolvimento…
Indústria catarinense Altenburg levou cerca de dois anos para desenvolver a linha PAKOVA, de produtos…