Categories: noticias-corporativas

INSS pagou 37,7 milhões de benefícios em janeiro

17/3/2023 –

Aposentados pelo órgão do Governo Federal receberam um total de mais de R$ 60 bilhões; veja a diferença entre benefícios

Em 2023, o Brasil celebra 100 anos de Previdência Social. O que começou como um direito apenas para funcionários de companhias ferroviárias, hoje paga – via INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) – 37,7 milhões de benefícios para trabalhadores das mais diversas áreas de todo o país, segundo o Boletim Estatístico da Previdência Social de janeiro deste ano.

Recentemente, o INSS passou a permitir que o segurado dê entrada em sua aposentadoria por invalidez por meio do portal Meu INSS (seja pelo aplicativo, disponível para download para iOS e Android ou pelo site oficial do serviço). Mas há diferenças entre os benefícios por incapacidade.

“Acredito que o mais conhecido deles seja a aposentadoria por invalidez, em que o benefício é pago mensalmente caso o trabalhador seja considerado permanentemente incapaz de trabalhar. Não há alta médica, mas o beneficiário está sujeito às perícias de revisão, isentas após 60 anos de idade”, explica André Beschizza, advogado, especialista em direito previdenciário.

Beschizza detalha também mais dois modelos de auxílio relacionados, o Auxílio-Doença e Auxílio-Acidente. “Concedido com data de alta, ou seja, com previsão de retorno ao trabalho, o auxílio-doença é pago mensalmente pelo INSS ao trabalhador que está temporariamente incapacitado de trabalhar devido a uma doença ou lesão”, detalha.

Já o auxílio-acidente é um benefício também pago mensalmente às pessoas que sofreram um acidente que resultou em sequelas permanentes que reduzem sua capacidade de trabalho. Não é considerado uma aposentadoria, mas sim uma indenização como compensação. O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário de benefício que o trabalhador recebe e ele pode continuar trabalhando normalmente, recebendo o benefício como uma complementação de renda até quando se aposentar.

Como solicitar

Para solicitar a aposentadoria por invalidez em 2023, o trabalhador precisa ter em mãos os documentos médicos necessários que atestem a incapacidade para o trabalho e estar em dia com suas contribuições previdenciárias.

O contribuinte que deseja receber o benefício da aposentadoria tem de passar por perícia médica no INSS para atestar sua incapacidade decorrente de doença ou acidente, de modo que inviabilize a manutenção do profissional nas atividades laborais.  

Para Beschizza, mais gente deveria saber sobre essas diferenças de aposentadorias e auxílios e formas de obtê-las. “As pessoas não possuem conhecimento desses benefícios porque a legislação previdenciária sofre alterações frequentes, o que dificulta a compreensão de quem mais precisa”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: https://andrebeschizza.com.br/aposentadoria-por-invalidez/

 

Website: https://andrebeschizza.com.br/aposentadoria-por-invalidez/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Ressonância magnética apoia saúde masculina no Novembro Azul

Equipamento de imagem pode ser um aliado para a saúde do homem, fornecendo diagnósticos precoces…

15 horas ago

QPS inaugura nova unidade de produtos de terapia celular e Leukopak

A pesquisa clínica respalda o crescimento e o desenvolvimento econômico, enquanto marca uma diferença mundial

15 horas ago

NEC fecha contrato de sistema de segurança em cidade chilena

Em virtude do ritmo acelerado de crescimento do município, localizado próximo de Santiago, a administração…

15 horas ago

Dia Mundial da Filosofia é celebrado em mais de 130 escolas

A Organização Nova Acrópole no Brasil promove centenas de ações filosóficas para a celebração do…

15 horas ago

Microbiota e pH da região íntima: manter o equilíbrio é essencial

De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o desequilíbrio…

15 horas ago

DEWA registra os maiores resultados de receita de sua história, com um recorde de AED 23,5 bilhões nos primeiros 9 meses e EBITDA de AED 11,8 bilhões

A Dubai Electricity and Water Authority PJSC (ISIN: AED001801011) (símbolo: DEWA), fornecedora exclusiva de eletricidade…

15 horas ago