Categories: noticias-corporativas

Menopausa e climatério continuam sendo tabus para mulheres

4/4/2023 –

Segundo o IBGE, estima-se que o Brasil tenha 29 milhões de mulheres entre climatério e menopausa, totalizando 7,9% da população feminina brasileira

Durante a menopausa, a produção de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e a progesterona, diminui significativamente. Essa diminuição hormonal pode levar a várias mudanças físicas e hormonais que afetam a libido e a satisfação sexual das mulheres. Em geral, a menopausa ocorre entre 40 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva feminina. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estima-se que o Brasil tenha 29 milhões de mulheres entre climatério e menopausa, totalizando 7,9% da população feminina brasileira. 

Dados da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, apontam que, em 2025, mais de 1 bilhão de mulheres vivenciarão o climatério no mundo, o que equivale a 12% da população mundial. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa americana Biote, 40% das mulheres entrevistadas dizem que os sintomas da menopausa interferem na performance e produtividade, além disso, uma em cada cinco deixaram ou consideraram deixar seus empregos por esse motivo.

Segundo o ginecologista Dr. Rafael Lazarotto, embora seja uma fase natural na vida das mulheres, muitas vezes não é abordada adequadamente em termos de educação e conscientização. “Existem algumas razões pelas quais as mulheres podem se sentir despreparadas para essa etapa: Tabus culturais e sociais, falta de educação e conhecimento, foco na juventude e na fertilidade, estigma associado à menopausa e acesso limitado a recursos”, salienta.

Lazarotto acredita que para melhorar a comunicação e a educação sobre a menopausa, é importante romper esses tabus e estigmas, promover campanhas de conscientização e tornar disponíveis materiais educativos e de apoio para as mulheres em todas as fases da vida.

“Ao discutir o impacto da menopausa na vida sexual das mulheres, pode-se aumentar a conscientização sobre as mudanças que ocorrem durante essa fase e fornecer informações sobre como lidar com as alterações físicas e emocionais”, ressalta o ginecologista. Para o especialista, isso permite que as mulheres enfrentem a menopausa de maneira mais participativa e saudável, mantendo a qualidade de vida e a intimidade emocional em seus relacionamentos.

 O climatério e a reposição hormonal  

De acordo com o médico, as mudanças hormonais ocorrem durante diferentes fases da vida, tanto em homens quanto em mulheres, e podem ter várias consequências. Nas mulheres, em específico, estão relacionadas ao ciclo menstrual, gravidez e menopausa. “Durante o ciclo menstrual, os níveis de hormônios como estrogênio e progesterona oscilam para regular a ovulação e a menstruação. No entanto, com a idade, especialmente quando as mulheres se aproximam da menopausa, os níveis desses hormônios diminuem gradualmente”, disse.

O ginecologista ressalta que o climatério causa várias mudanças no corpo e pode levar a sintomas como ondas de calor, alterações de humor, insônia, secura vaginal e outras complicações a longo prazo, como perda de densidade óssea (osteoporose). Em relação ao tratamento para amenizar os sintomas, uma opção é recorrer a reposição hormonal, segundo Lazarotto.

“A reposição hormonal é um tratamento que visa equilibrar os níveis de hormônios no corpo e reduzir os sintomas e as complicações associadas às mudanças hormonais”, esclareceu, ainda destacando que a terapia de reposição hormonal (TRH) pode ser feita de várias formas, incluindo terapia com estrogênio, com progesterona, com testosterona ou combinada. A reposição pode ser feita através de via oral, transdérmica (gel), patches (adesivo) ou subcutânea através de implantes hormonais.

Para Lazarotto, é fundamental lembrar que a terapia de reposição hormonal deve ser prescrita por um médico após avaliação individual. Já os benefícios e riscos dessa terapia podem variar dependendo da saúde, histórico clínico e preferências da paciente. 

Website: https://rafalazarotto.com.br/

Instagram: @rafalazarotto

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Ministério da Saúde reconhece a segurança do PMMA

Estudos científicos comprovam que o PMMA tem uma taxa de complicação menor do que 1%.…

13 horas ago

Comunidades podem fortalecer negócios no meio corporativo

O conceito de “terceiro lugar” tem ganhado força no cenário de troca e compartilhamento de…

13 horas ago

Afinz adquire Tappaggo e complementa seu ecossistema de soluções financeiras

Solução Tap on Phone permitirá aos clientes da Afinz transformarem seus celulares em maquininhas para…

13 horas ago

Modelo 4Cs reflete exigências do marketing conversacional

Durante muitos anos, o foco no produto e no preço foram determinantes nas estratégias de…

13 horas ago

Ministério da Saúde reconhece a segurança do PMMA

Estudos científicos comprovam que o PMMA tem uma taxa de complicação menor do que 1%.…

13 horas ago

Leapfone promove ofertas em celulares por assinatura durante a Black Friday

Durante a Black Friday, a empresa quer destacar o diferencial da assinatura em relação a…

13 horas ago