Categories: noticias-corporativas

Setor de turismo voltará a níveis pré-pandêmicos em 2023

São Paulo 5/4/2023 – Para quem quiser aproveitar, as portas estão abertas. As pessoas estão viajando mais e querendo, cada vez mais, conhecer novas culturas e novos lugares.

A previsão é da Organização Mundial do Turismo, ligado à ONU, que estima que o setor vai alcançar, ainda neste ano, de 80% a 95% dos níveis de deslocamentos de turistas internacionais anteriores à pandemia da Covid-19. As expectativas são animadoras para todo mercado e especialista na área comenta sobre as habilidades necessárias para se trabalhar nesse setor.

A estabilidade e a diminuição de casos da Covid-19 em 2022 ajudaram o setor de turismo a retomar as atividades em todo mundo. Para 2023, essa recuperação seguirá e chegará a 95% dos níveis registrados antes da crise sanitária. É o que prevê a Organização Mundial do Turismo, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a entidade, a recuperação total ainda depende de fatores como extensão da desaceleração econômica, da recuperação das viagens na Ásia e no Pacífico e de uma solução para a ofensiva russa na Ucrânia. O aumento das atividades turísticas deverá se concentrar na Europa, Oriente Médio e Américas.

No Brasil, de acordo com o governo federal,  nos primeiros dois meses do ano, e impulsionado pelas festividades do carnaval, o país registrou a entrada de 1,5 milhão de turistas estrangeiros, que foram responsáveis pela injeção de US$ 1,1 bilhão na economia nacional. Esse valor supera a cifra dos primeiros dois meses de 2020, de US$ 1,060 bilhão, quando a pandemia da Covid-19 ainda era incipiente no país.

As expectativas de que o turismo terá melhores dias em 2023 também é compartilhada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa Panorama do Turismo, realizada pela entidade em novembro passado, revelou que em 2022 o mercado brasileiro faturou R$ 35,96 bilhões. Esse montante representa um aumento de 27,9% em relação ao mesmo período de 2021. Para 2023, a expectativa de crescimento é de 2,9% e o setor aposta nos oito feriadões programados para este ano.

Com os números positivos, o mercado de Turismo se torna atrativo para quem quer ingressar na área ou conquistar melhores posições profissionais. Com 15 anos de experiência nas áreas de Negócios, Liderança, Gestão e Turismo, a gerente de hospitalidade Camila Aguilar Galeno concorda que, diante do cenário animador, vai se destacar o profissional que souber aproveitar as oportunidades que o momento atual do mercado oferece. Ela explica que, para prosperar na profissão, algumas habilidades são recomendadas e a primeira delas é desenvolver boa comunicação.

“Para ter boa comunicação, esse profissional precisa ser, empático, deverá ouvir o cliente, entender o que gostariam de fazer, seja uma viagem a trabalho, lazer ou estudo e assim, juntos, elaborarem a melhor opção para a viagem. Uma comunicação clara gera a retenção e, principalmente, a fidelização do cliente”, comenta.

Trabalhar na área de turismo também exige resiliência e planejamento

Outras características importantes do profissional que pretende atuar no mercado de turismo e hospitalidade são a adaptabilidade e a organização. No primeiro caso, segundo Camila Galeno, o profissional precisa ter a capacidade de se adaptar a novas situações e necessidades, pois o mercado muda constantemente.

“Em relação à organização, essa habilidade é importante pois a atividade exige muito gerenciamento, cuidado, planejamento e pesquisas, uma vez que envolvem diversos setores da economia, como transporte, alimentação, hospedagem, eventos, marketing e sustentabilidade, por exemplo”, reforça.

A profissional ressalta que é preciso ainda ser capaz de ajustar o modelo de negócios a precificação dos serviços prestados, em razão do mercado volátil. Em relação a destinos promissores e que devem estar no radar de quem quer atuar na área, é preciso ficar atento aos Estados Unidos, que ocupa o topo no que se refere a viagens e turismo, e contribui com US$ 1,3 trilhão para o PIB (Produto Interno Bruto) daquele país.

“Para quem quiser aproveitar, as portas estão abertas. As pessoas estão viajando mais e querendo, cada vez mais, conhecer novas culturas e novos lugares. E isso é muito importante, uma vez que o turismo e a hotelaria contribuem para o aumento da geração de empregos, fomentam a economia e ajudam no desenvolvimento de ações sustentáveis”, atesta Camila Galeno.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Trânsito sem visto por 144 horas revela as maravilhas de Yunnan: “Yunnan: Uma Vida Esplendorosa” espera por você

Com a expansão da política de trânsito sem visto por 144 horas, a província de…

12 horas ago

Mentoria online conecta médicos a especialistas da saúde

Nomeada como MD Mentor a tecnologia oferece conexão entre profissionais reconhecidos em especialidades médicas e…

12 horas ago

Prática “Bring your own device” pode afetar a cibersegurança

Profissionais de tecnologia ressaltam os riscos envolvidos no uso de dispositivos pessoais para atividades corporativas

12 horas ago

Alexandra Jahnel lança “O Mestre dos Dragões Vermelhos”

Autora traz literatura de fantasia medieval com dragões em pano de fundo em questões humanas…

12 horas ago

Iniciativa privada arrecada recurso em campanha outubro rosa

Campanha da consultoria Alvarez & Marsal visa incentivar doações a pacientes com câncer de mama…

12 horas ago

Bioplástico pode reduzir em até 60% emissões de CO2

Bioelements investe em ciência e inovação para gerar conscientização e mudanças reais no mercado de…

12 horas ago