3/5/2023 – A escrita se enquadra em estratégias de conteúdo e vendas, podendo ser usada para persuadir, informar, entreter e inspirar
A escrita surgiu há cerca de 3500 a.C., na Mesopotâmia; Juliano Dias, fundador e CEO da Meetz, explica como produzir textos comuns e de copywriting para conversão
A exemplo de outras atividades humanas, a produção textual evoluiu ao longo dos séculos desde que a primeira escrita sistematizada surgiu por volta de 3500 a.C., na Mesopotâmia, quando os sumérios criaram a escrita cuneiforme. Desde então, os textos registraram a história dos povos, tradições, mitos e lendas que, hoje, tornam possível imaginar como era a vida das pessoas nas primeiras civilizações.
Hoje em dia, os textos continuam presentes na vida das pessoas, seja na modalidade digital ou impressa, motivo pelo qual se tornaram uma das principais ferramentas utilizadas pelo marketing. Para Juliano Dias, fundador e CEO da Meetz – empresa que atua com prospecção especializada para empresas B2B -, a habilidade de escrever vai muito além de, simplesmente, comunicar-se.
“A escrita se enquadra em estratégias de conteúdo e vendas, podendo ser usada para persuadir, informar, entreter e inspirar”, observa. “Apesar disso, muitos ainda têm dúvidas sobre a diferença entre os diferentes tipos de escrita, mais precisamente a escrita de um texto comum e a escrita de um texto de copywriting”, complementa.
Como montar um texto comum?
Dias destaca que o texto comum, ou content writer, é utilizado quando o objetivo é informar ou entreter aqueles que irão ler o que está sendo produzido.
“Um artigo jornalístico, por exemplo, possui o objetivo de informar o leitor sobre algo, enquanto em um blog o objetivo é compartilhar informações relevantes para o público-alvo. Esse tipo de texto é utilizado quando não existe o objetivo de persuasão”, explica.
Dias lista sete passos que podem ajudar a montar um texto comum para blog ou qualquer outro canal nos tópicos a seguir:
Como montar um texto de copywriting para conversão?
Segundo o empresário, o texto de copywriting é o oposto do chamado texto comum: ele é feito em um formato de escrita persuasiva, utilizando técnicas e estratégias de comunicação para chamar a atenção de quem está lendo, despertar o interesse e desejo e, por fim, convencê-lo a tomar uma ação desejada pelo autor.
A seguir, o CEO da Meetz destaca sete passos para montar um texto de copywriting para conversão:
Para concluir, Dias ressalta que é preciso fazer com que o texto comum cumpra, de fato, o objetivo principal de informar, contar ou ensinar. “Já quando for escrever um texto de copywriting, é preciso deixá-lo claro, persuasivo e atraente”, indica.
Para mais informações, basta acessar: https://www.meetz.com.br/
Website: https://www.meetz.com.br/
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